Blog : Norma de Desempenho de Edificações entra em vigor dia 12 de maio de 2010

By | sexta-feira, abril 30, 2010 Leave a Comment
Com algum atraso comparado aos chamados países desenvolvidos, entra em vigor no próximo dia 12 de maio a Norma de Desempenho de Edificações (ABNT NBR 15.575), baseada nas diretrizes da ISO 6241 de 1984.


É uma grande mudança para as empresas e para os consumidores! Os projetos que forem protocolados a partir de 12 de novembro deste ano terão requisitos mínimos e resultados a serem alcançados.para os sistemas construtivos (estruturas, pisos internos, paredes e vedações, coberturas e sistemas hidrossanitários). Depois de uma ampla discussão pelo setor, o consumidor de imóveis terá vários requisitos sendo geridos pelas construtoras, tais como: conforto térmico, conforto acústico, durabilidade, segurança e funcionalidade.


As construtoras têm investido maciçamente em consultorias para adequar seus processos para atingir as especificações e solicitações de norma e os consultores estão debruçados sobre os processos das empresas para ajustes (da elaboração do projeto á execução das obras).

Mas, ainda assim, há um desconhecimento por parte das empresas, incluindo fornecedores, do que prevê a norma. Os consumidores e os agentes de financiamento deverão estar atentos ao previsto nas normas técnicas, exigindo cuidado por parte dos incorporadores e construtores. Empresas não qualificadas e que não investem em produtos e sistemas adequados tendem a serem excluídos do mercado.



CREAs, SECOVIs, SISTEMA S e SINDUSCONs, além de outros agentes intervenientes do setor tem investido em programas de capacitação para aplicação da norma. O momento econômico do país, aliado à edificações com maior qualidade também sobre a ótica do consumidor darão um novo impulso ao mercado imobiliário. É o que se espera!



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Postar um comentário

Comente com sua conta do Facebook