Blog : Norma de Desempenho de Edificações entra em vigor dia 12 de maio de 2010

Com algum atraso comparado aos chamados países desenvolvidos, entra em vigor no próximo dia 12 de maio a Norma de Desempenho de Edificações (ABNT NBR 15.575), baseada nas diretrizes da ISO 6241 de 1984.


É uma grande mudança para as empresas e para os consumidores! Os projetos que forem protocolados a partir de 12 de novembro deste ano terão requisitos mínimos e resultados a serem alcançados.para os sistemas construtivos (estruturas, pisos internos, paredes e vedações, coberturas e sistemas hidrossanitários). Depois de uma ampla discussão pelo setor, o consumidor de imóveis terá vários requisitos sendo geridos pelas construtoras, tais como: conforto térmico, conforto acústico, durabilidade, segurança e funcionalidade.


As construtoras têm investido maciçamente em consultorias para adequar seus processos para atingir as especificações e solicitações de norma e os consultores estão debruçados sobre os processos das empresas para ajustes (da elaboração do projeto á execução das obras).

Mas, ainda assim, há um desconhecimento por parte das empresas, incluindo fornecedores, do que prevê a norma. Os consumidores e os agentes de financiamento deverão estar atentos ao previsto nas normas técnicas, exigindo cuidado por parte dos incorporadores e construtores. Empresas não qualificadas e que não investem em produtos e sistemas adequados tendem a serem excluídos do mercado.



CREAs, SECOVIs, SISTEMA S e SINDUSCONs, além de outros agentes intervenientes do setor tem investido em programas de capacitação para aplicação da norma. O momento econômico do país, aliado à edificações com maior qualidade também sobre a ótica do consumidor darão um novo impulso ao mercado imobiliário. É o que se espera!