INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL : SIM, É POSSÍVEL

Quando tratamos do tema inovação na construção civil, observamos principalmente a dinâmica dos mercados norte-americano e dos países europeus. Retomando um POST ANTERIOR, trago hoje algumas iniciativas de empresas que investem em materiais e sistemas que auxiliam as construtoras a melhorarem o desempenho das edificações e melhorarem a produtividade nos canteiros.

A ODL INCORPORATED , por exemplo, desenvolveu o Skylight, que maximiza os resultados da beleza natural da iluminação solar. Desenvolvida para pequenos espaços, pode ser instalado dentro do conceito do-it-yourself.


    
Outra prática interessante em edificações é o uso de sistemas de descarga com sistema á vácuo, similiar ao utilizado em aviões, já popularizado nos Estados Unidos. Evita-se o desperdício de água. Quem sabe um dia utilizaremos costumeiramente em nossas obras por aqui.


Outra praticidade são os equipamentos e ferramentas para aumento da produtividade. Abaixo, um elevador de pequeno porte, da alemã BOECKER  , totalmente articulado e que pode ser transportado mesmo com um pequeno automóvel. Com a industrialização do setor da construção em nosso país, em poucos anos deveremos ter estas máquinas em nossos canteiros. A Haemmerlin   também tem vários modelos disponíveis. 


Quanto aos sub-empreiteiros (Brasil), estes em sua maioria possuem veículos utilitários com todo o ferramental disponível. Um dos fabricantes e montadores é a Storevan . Vi algumas iniciativas em São Paulo, mas ainda não é amplamente utilizada no Brasil.
Por fim, uma iniciativa que conheci a alguns anos em Paris... a Maisons Malié . Trata-se basicamente na produção industrial de uma edificação, que é transporta totalmente sobre rodas. Espaço para inovação existe sim no setor!