Londres 2012: Uma Olimpíada Sustentável. Alguém duvida?

Planejar eventos esportivos de grande porte exige responsabilidade dos poderes públicos e privado. E, sustentatibilidade não é só uma palavra da moda, pelo menos para o Reino Unido. A temática foi incorporada aos Jogos de Londres de 2012.



O planejamento dos estádios parte do pressuposto de utilizar o que já existe. Só serão utilizadas estruturas permanentes. Londres será muito beneficiada com benfeitorias que elevam a qualidade de vida da população. O conceito adotado pelos organizadores é baseada na ONG WWF – “One Planet Living ®". O plano de sustentabilidade direciona basicamente para o seguinte:



1. Alterações climáticas: Reduzir a emissão de gases do efeito de estufa e garantir o mínimo de impacto pelo uso de equipamentos antigos.



2. Lixo: utilizar o mínimo possível de resíduos em todas as fases do projeto, garantindo o não envio de materiais para aterros, durante os jogos. Incentivar o desenvolvimento de novas infraestruturas de tratamento dos resíduos.



3. Biodiversidade: minimizar ao máximo o impacto dos jogos na vida selvagem e em seus biomas.


4. Inclusão: Promover o acesso para todos e celebrar a diversidade de Londres e do Reino Unido, com a criação de novos postos de trabalho, treinamento e oportunidades de negócios.



5. Vida saudável: inspirar as pessoas através da nação para ocupar e desenvolver o desporto ativo, estilos de vida saudáveis e sustentáveis.

Em cada ano, relatórios são emitidos demonstrando a evolução dos trabalhos.



Será que o Brasil vai aproveitar estes eventos esportivos que acontecerão em 2014 e 2016 para conseguir uma transformação em nossa sociedade?



Vamos aguardar! Saiba mais sobre os trabalhos em Londres!