3º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável Ocorre em São Paulo (Novembro)


O 3º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável (SBCS10) será realizado nos dias 8 e 9 de novembro em São Paulo. Estratégias de negócios bem-sucedidas para a sustentabilidade devem ir além do verde. É necessária uma visão sistêmica, transdisciplinar, abordando de maneira completa as demais dimensões propostas pela sustentabilidade: social, econômica e cultural.


O evento terá como tema "SUSTENTABILIDADE NOS NEGÓCIOS E INSTRUMENTOS DE MUDANÇAS", com o objetivo de fornecer ao setor instrumentos e práticas capazes de proporcionar mudanças nos métodos e processos das organizações visando melhorar sua performance em relação à sustentabilidade.

A dinâmica das empresas e seu grau de interdependência entre as pessoas são capazes de fazer com que todos entrem em colapso. "Na aldeia global, só há um barco, bastaria um furo para todos naufragarmos" (Peter Senge, 2009).

O SBCS10 é promovido pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e, na edição deste ano, será realizado em conjunto com a conferência internacional Sustainable Building 2010 Brazil (SB10Brazil), organizada por uma coalizão de universidades brasileiras líderes no tema: Universidade de Campinas - Unicamp, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES e Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Esta terceira edição de eventos regionais precede a maior conferência científica global sobre o tema, a ser realizada na Finlândia em 2011.

A SB10Brazil e o SBCS10 se propõem a discutir e apresentar as melhores práticas da construção sustentável no Brasil e na América Latina, por meio de estudos de casos, e trabalhos científicos sobre os seguintes temas: 
  1. projeto de construção e design avançado;
  2. A habitação econômica social e assentamentos;
  3. A renovação sustentável e manutenção; 
  4. Modelos urbanos e infraestrutura sustentável;
  5. Política e legislação para sustentabilidade em empreendimentos;
  6. A entrega do projeto integrado de gestão e modelos de contratação atualizada;
  7. Metodologias e ferramentas para a avaliação da sustentabilidade; 
  8. Gestão de facilities; e
  9. Modelos de negócios sustentáveis para a construção e Educação e formação para Construção Sustentável.

Além das sessões de trabalhos científicos, o 3º Simpósio Brasileiro da Construção Sustentável contará com a realização de Workshops Técnicos que proporcionarão aos participantes um conhecimento mais profundo sobre temas que estão nas pautas de discussões do setor para as melhores práticas nos negócios.

Serviço
Data: 8 e 9 de novembro de 2010
Horário: 7h30 às 18h
Local: Rua da Paz, 1431 - Santo Amaro, São Paulo - SP (Amcham Business Center)

Mais informações sobre o evento

e-mail: secretaria@cbcs.org.br
http://www.cbcs.org.br

Mais informações sobre a programação científica

e-mail: sb10brazil@fec.unicamp.br
http://www.fec.unicamp.br/~sb10brazil