Construir é uma Obrigação das Construtoras. Os Diferenciais são Outros!

Após uma longa espera por um mercado imobiliário mais aquecido, enfim Curitiba sai de uma ressaca que puxava os preços dos imóveis para baixo e em que haviam moderados  investimentos em tecnologia e capacitação. Os dados apresentados periodicamente por instituições como SINDUSCON-PR, ASBEA-PR, SECOVI-PR e ADEMI-PR ajudam a visualizar e entender um pouco deste processo.

Mas, mesmo no período de “vacas magras” parte das empresas construtoras continuou investindo em seus negócios, pensando não só no “simples” construir, mas em ações com foco no futuro e de responsabilidade sócio-ambiental. Vou deter-me em citar as ações de algumas construtoras de pequeno e médio porte regionais, que tenho contato mais próximo, sem desmerecer os grandes players como Rossi, Cyrela, Gafisa, Plaenge e outras.

O intuito é de que você entenda esta evolução e os resultados atuais destas empresas.


Vamos a alguns exemplos e que tipos de investimentos na organização estas realizaram:



Construtora Laguna
Criada em 1996, a empresa atua com incorporação residencial e imóveis corporativos. Possui foco estratégico em permear atividades sócio-ambientais em seu negócio e produz empreendimentos diferenciados, com alto valor agregado para clientes.

Na foto, o Edifício Residencial Éden,  uma pérola no Batel, um dos bairros mais valorizados da capital paranaense.


Algumas ações desenvolvidas:

- Em parceria com o Sindicato das Escolas Particulares do Paraná oferece aos seus operários e comunidade a oportunidade de ter acesso ao ensino fundamental, com aulas no próprio local de trabalho. Ainda, apóia o projeto Não-violência, que promove ações de caráter educativo e preventivo em escolas da rede pública de ensino.
- Também possui estratégias e ações práticas para a responsabilidade corporativa. Destaco o Programa Profissional Nota 10, que premia colaboradores com base em critérios de qualidade e desempenho e o Projeto Café na Obra, que oferece alimentação balanceada e com alto valor nutritivo nos canteiros de obra.
- no quesito sustentatibilidade ambiental a empresa segue normas de qualidade e especificações técnicas sustentáveis, priorizando produtos reciclados e com selos verdes. Em seus novos empreendimentos, busca a certificação LEED (Leadership in Energy & Environmental Design). Também possui sistema de reutilização das águas servidas e das chuvas e gestão de resíduos.

Construtora Piacentini Ltda.
A empresa tem mais de 40 anos de mercado e o seu sucesso está intimamente ligado às mudanças empreendidas nos últimos anos. Focada em parcerias internas e externas, a construtora grande preocupação com a qualidade construtiva e responsabilidade social .

O preço das construções é um de seus grandes diferenciais, com base principalmente nas negociações abertas. Chamou a atenção nos trabalhos com a Piacentini a facilidade em utilizar ferramentas de planejamento e gestão estratégica.

Ela possui mais de um milhão de metros quadrados construídos em todo o Brasil e possui know how em obras industriais, comerciais e públicas.

Acompanhei a reestruturação e profissionalização da empresa. Veja o portfolio da empresa!
  
Construtora Giacomazzi
Criada em 1973, a empresa possui uma particularidade: construir com arte. Os imóveis  são projetados e construidos pela empresa e partem do pressuposto do sonho dos clientes. São edificações diferenciadas, com grande apelo técnico e artístico. 

Há uma grande atenção aos detalhes e um alto padrão de acabamento. A empresa busca o que existe de melhor e mais moderno em termos de novas tecnologias, materiais e pesquisa para oferecer aos seus clientes a certeza da conquista ideal. Um imóvel com o padrão Giacomazzi reune os anseios na busca da qualidade de vida, mesmo em uma metrópole como Curitiba.

Sede da empresa
Construtora Andrade Ribeiro
A construtora investe prioritariamente em qualidade construtiva. Foi uma das primeiras empresas a implantar o PBQP-H. Existem procedimentos claros e valores que norteiam as atividades. Além disto, inovou ao trazer para o mercado paranaense técnicas avançadas para otimização de obras com lajes planas protendidas com monocordoalha de cabos engraxados, pré-moldados de escalas, vigas, contra-marcos e drywall. Também adotou moinhos de reciclagem de resíduos da obra, gruas e elevadores de cremalheira e capacitou seus colaboradores. Destaco também a mudança no modelo de negócio. 


Héstia Construções
A empresa foi fundada em 1993 e tem foco no segmento de edifícios residenciais e o mercado imobiliário paranaense e catarinense. Foi pioneira ao implantar um programa de Gestão de Resíduos Sólidos.

Destaco também a implantação do Programa Ler e Compreender direcionado à alfabetização e capacitação dos colaboradores, que envolve a realização de aulas na própria sede da empresa e o projeto Biblioteca Móvel (serve para dar suporte as aulas e despertar o interesse dos colaboradores pela leitura).



Estes são exemplos de algumas empresas, mas existem várias outras que em menor ou igual intensidade investiram em seus negócios. O fato é que as mudanças aconteceram e irão continuar. 

Construir tornou-se uma obrigação das construtoras. O ideal é olhar para a frente, investir, inovar e preocupar-se com o entorno da empresa, funcionários, comunidade.


Siga-me no Twitter -> @edvaldocorrea
Acompanhe minha fã page no Facebook -> @edvaldocorreaconsultoria