Escritório de Arquitetura Brasileiro Recebe o Prêmio BIM AWARD TECNOLOGIA, da AUTODESK


A Autodesk, empresa líder mundial no segmento de software para engenharia e arquitetura, anunciou no dia 31 de agosto de 2010 a entrega de um prêmio à empresa Athie Wohnrath. Trata-se de um reconhecimento à execução de mais de 200 projetos da empresa com a tecnologia BIM e do comprometimento das equipes com a metodologia. Recentemente a empresa desenvolveu projetos para a Dow Chemical e para a Baker Hughes, no Brasil, com grande sucesso e que ajudaram no reconhecimento.




A empresa utilizou a tecnologia Revit nos projetos arquitetônicos realizados. A entrega foi feita pelo vice-presidente sênior da divisão de arquitetura, engenharia e construção da Autodesk Mundial, Jay Bhatt, durante o evento Inspiração Brasil. 

O processo BIM, por meio da tecnologia do software Revit da Autodesk, permite a criação de projetos em 3D, nos quais os benefícios da utilização do conceito são visíveis tanto para o arquiteto quanto para o cliente. Assim, é possível ter uma idéia real de como o projeto ficará quando finalizado, prever possíveis problemas, analisar incompatibilidades e cruzamento de elementos e ainda oferecer uma melhor previsão de custo.


A conquista deste prêmio incluiu a AW em um seleto grupo de companhias que, ao redor do mundo, têm expertise em tecnologias de projetos. Com o BIM é possível ganhar muito em produtividade. A Europa e os Estados Unidos estão com processos maduros neste aspecto e com normas bem consistentes (produtos e processos). Estuda-se no Brasil em poucos anos a criação de normas para implementação desta importante evolução na engenharia e na arquitetura. Haverá a necessidade de toda uma readequação da cadeia produtiva, principalmente dos fornecedores. 



A AW desenvolve projetos de arquitetura corporativa e conta com uma gama completa de serviços integrados que vão desde  interiores, retrofit, construções, edificações, design, tecnologia, home e desenvolvimento imobiliário. Interessante que ela atua com diversos padrões orçamentários (budgets).

Esperamos que em breve possamos ter várias empresas utilizada o processo BIM no Brasil.





Sobre o BIM:





BIM - Building Information Model é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício. Há duas teorias sobre a origem do termo. O primeiro é que o termo foi criado pela própria Autodesk para descrever o conceito de 4D. A segunda teoria afirma que o Professor Eastman do Instituto de Tecnologia da Georgia criou o conceito, não o termo. O BIM abrange geometria, relações espaciais, informações geográficas e as quantidades e as propriedades de construção de componentes (por exemplo, detalhes dos fabricantes). Pode ser utilizado para demonstrar a construção de todo o ciclo de vida, incluindo os processos de construção e de operação de um empreendimento. Pressupõe que quando o arquiteto modela o edifício, utilizando ferramentas tridimensionais, toda a informação necessária à representação, desde a fase inicial do projeto até à conclusão da obra e, mesmo, ao processo de demolição, no fim do ciclo de vida útil, se encontra no modelo. Ou seja, a partir do momento em que se desenha uma peça, toda a informação necessária para a sua validação  encontra-se associada a cada um dos elementos.