Início de construção de moradias aumenta nos EUA


O início de construção de moradias nos Estados Unidos aumentou inesperadamente em setembro, atingindo a máxima em cinco meses, mas o número de alvarás para construções futuras caiu, mostrou um relatório do governo nesta terça-feira.

O Departamento de Comércio dos EUA informou que o início de construção de moradias subiu 0,3 por cento, para uma taxa anualizada com ajuste sazonal de 610 mil unidades. É o maior nível desde abril.

A taxa de agosto foi revisada de 598 mil para 608 mil.

Analistas ouvidos pela Reuters esperavam uma queda para 580 mil. Comparado a setembro do ano passado, houve alta de 4,1 por cento.

A quantidade de alvarás caiu 5,6 por cento, para um total de 539 mil, após um aumento revisado de 2,1 por cento em agosto. Os alvarás foram pressionados pelo declínio de 20,2 por cento registrado no segmento de unidades residenciais para mais de uma família. Os alvarás para moradias de uma só família tiveram alta de 0,5 por cento.

Analistas esperavam que uma taxa de 580 mil alvarás de construção em setembro.

Embora o mercado imobiliário dos EUA esteja começando a se estabilizar após os fortes declínios que seguiram o fim de um popular crédito tributário aos compradores de casas, as moradias não vendidas estão atrapalhando a recuperação.

Uma pesquisa mostrou, na segunda-feira, que a confiança das construtoras de moradias aumentou neste mês, mas continuou em níveis baixos.

A construção foi impulsionada pelo aumento de 4,4 por cento na construção de moradias para uma só família. A construção de moradias para mais de uma família caiu 9,7 por cento.


Fonte: Agência Reuters - (Reportagem de Lucia Mutikani)