Rodobens Negócios Imobiliários - Diferencias são Necessários para Vencer em um Mercado Competitivo

Com o mercado imobiliário em crescimento em todo o país, uma das organizações que melhor tem aproveitado as oportunidades deste segmento foi o grupo Rodobens, um dos 100 maiores do Brasil. A Rodobens iniciou as atividades no setor imobiliário a cerca de 25 anos, na capital do Mato Grosso. Naquela oportunidade, ainda com construções destinadas para o próprio grupo. Somente depois iniciou as incorporações imobiliárias. Hoje, a empresa atua com números muito expressivos, com foco de atuação em municípios fora dos grandes centros urbanos. São 124 empreendimentos em praticamente todo o país, totalizando mais de 40 mil unidades e mais de 3 milhões de m² de área construída.


A empresa possui grande credibilidade e, muito disto ocorreu em virtude de conseguir viabilizar para os negócios imobiliários seu arcabouço de conhecimento, aprendizado e experiência de vários anos com outros perfis de clientes em segmentos diferentes e que exigem também muita negociação e diversidade de financiamentos, transparência e velocidade de resposta.

O posicionamento estratégico da Rodobens Negócios Imobiliários, basicamente é o seguinte:
  • a empresa investe na capacidade de aproveitamento do potencial do setor imobiliário no interior e em estoques de terrenos em localizações estratégicas (ou opção de compra);
  • oferece crédito adequado ao perfil do seu público. Como exemplo, a empresa criou o Sistema Fácil, que dispensa os procedimentos burocráticos para concessão de crédito. Permite a entrega do imóvel em um prazo curto com financiamento de longo prazo e com taxas bem atrativas. Seus clientes pagarão parcelas próximas aos valores pagos nos aluguéis residenciais;
  • know-how e reputação do grupo controlador;
  • forte atuação social e ambiental. Em uma das iniciativas, no Programa Vida Nova Rodobens, a empresa faz parcerias com entidades assistenciais locais, onde são lançados os empreendimentos Terra Nova. As parcerias com as APAEs (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) tem dado bons resultados. Outro projeto é a “Escola no Canteiro de Obras”, que busca a escolarização de jovens e adultos. Este trabalho é realizado nos canteiros em Fortaleza (projeto piloto), por meio do projeto Brasil Alfabetizado. São vários os parceiros. Ainda no campo da educação, a empresa criou o Instituto Rodobens, uma associação sem fins econômicos que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo de graduação para os funcionários. Na área ambiental, em São José do Rio Preto, em parceria com a prefeitura mantem um programa de reciclagem de entulhos e aproveitamento. Nos empreendimentos imobiliários também é dado ênfase aos programas ambientais.
 Opções comerciais e financeiras da empresa:
  • Investir no Crescimento do Terra Nova – construção de casas. O público-alvo é formado por famílias de uma faixa da população que representa cerca de 18% dos domicílios brasileiros e que a empresa acredita que não conseguem serem atendidos pelas linhas convencionais de financiamento.
  • Solidez do Sistema Fácil. A empresa continua expandindo suas atividades neste sistema. Aliado com o Terra Nova, existe a possibilidade de um grande crescimento pela carteira diversificada de clientes e produtos que a empresa possui.
  • Expansão Geográfica de seu Negócio. Utilizar o know-how também em cidades com mais de 150 mil habitantes, seu foco de atuação. Nestas localidades, o nível de competitividade/agressividade é muito menor do que nas capitais, garantindo uma melhor margem e menores riscos. Ainda há terrenos com valores acessíveis nestas localidades e a empresa pretende reforçar sua presença em diversas regiões do País, minimizando as questões de oferta x demanda em algumas regiões.
  • Expansão de seu Estoque de Terrenos no Interior. Comentamos anteriormente. A empresa compra ou faz opção de compra.
  • Contínuo Desenvolvimento de Soluções de Financiamento Atrativo ao Público-Alvo. A empresa acredita que seu público-alvo é sensível à disponibilidade de soluções de financiamento que viabilize o acesso à casa própria. São necessárias boas parcerias e um ótimo relacionamento com os agentes financiadores, para desenvolver soluções cada vez mais atrativas.
  • Gestão Eficiente e Parcerias. Em virtude de ter clareza de onde quer atuar e seu posicionamento objetivo, a Rodobens optou por controlar fortemente os custos, priorizando projetos com alto potencial de retorno, boas parcerias, riscos mínimos e boa velocidade de venda.
Estes são alguns dos segredos deste grande player do mercado imobiliário. Uma empresa que nasceu para atuar em outros nichos e mercados e que descobriu na construção civil uma boa oportunidade de expandir seus negócios.

Veja fotos de algumas obras:
Empreendimento em Fortaleza

Empreendimento em Fortaleza

Empreendimento em Cascavel

Empreendimento em Montes Claros