Top 6 Inovações apresentadas na EXPOCON 2010 - Curitiba/Paraná


A 13ª Expocon - Feira de Fornecedores da Construção Civil, que ocorreu de 27 a 30 de outubro, no Parque Barigui, em Curitiba, não contou com as grandes marcas do setor e muito menos teve o barulho da imprensa de anos anteriores, mas trouxe algumas inovações interessantes. 

O evento, organizado pela Diretriz, tem apoio da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio). Até o momento não foram apresentados os números pela organização, mas na última edição, em 2009, a feira teve 130 expositores e recebeu mais de 21 mil pessoas.

Vamos a seis novidades que elenquei para vocês:

1 – Máquina Automática para Amarrar Vergalhões
Extremamente eficiente, a ferramenta reduz o custo e aplicação de mão-de-obra em até 4 vezes, tendo desperdício zero de material. Vem com bateria auxiliar e não possui fio, que facilita a operação. É segura, tem boa tecnologia e operação fácil. Pesa pouco mais de dois quilos. A bateria carregada pode amarrar mais de 1000 nós e o tempo da carga é ao redor 50 minutos.

A EWZ Import , de Paranaguá é quem importa este produto.


2 – Cabines de Banho
A Dimys Bath & Home, empresa curitibana, trouxe para o Brasil um novo conceito em banho, com tecnologia oriental e design europeu. É uma loja especializada que trabalha com o conceito “home spa”. Seus principais produtos são cabines verticais de hidromassagem, que transformam a hora do banho em puro relaxamento. Aliás, um bom banho com cromoterapia, jatos de hidromassagem, som ambiente e tudo o mais. 



3 – Argamassa Ecologicamente Correta
A Verbamfix criou uma nova argamassa (ecologicamente correta), que apresenta três vezes mais resistência que o método tradicional, com economia de até 70 % no custo do assentamento e  não necessita de areia, cal, água ou outras substâncias na obra. O material está pronto para o uso.  Na prática funciona como um fixador de alvenaria, derivado da mistura de aditivos especiais com agregados minerais, que garantem sobre o tijolo ou bloco uma excelente flexibilidade, aderência e resistência em ambientes internos e externos.

4 – Limpa Telha
Para acabar com a má aparência dos telhados em virtude da proliferação de fungos e algas, a CLEANEX desenvolveu  um tratamento que consiste na aplicação de um produto de ação fungicida e algicida, que destrói estes microorganismos. A própria água da chuva devolve a coloração natural da superfície.



5 – Sistema de Cofragem Modular – Plástico

A BRAMO trouxe com exclusividade para o sul do país a italiana Geoplast, com vários produtos do portfólio. Um deles é o GEOPANEL, que possui leveza, facilidade de montagem/desmontagem, variedade de modulações e manuseio. Pode ser reaproveitado 100 vezes, desde que bem utilizado e limpo. Trata-se de um sistema de cofragem em plástico, utilizado para construção de paredes planas em concreto armado, lajes, muros e tanques, por exemplo.


6 – Telhas Click
A Polysolution trabalha com o conceito do DO-IT-YOURSELF, onde o próprio consumidor pode comprar e montar sua cobertura, abrigo, toldo, etc. O sistema denomina-se CLICK, todo em policarbonato. Dispensa o uso de perfis de fixação em alumínio, gaxetas, parafusos autobrocantes, silicone, etc. A Garantia é de 10 anos contra perda de cor e amarelecimento. O Sistema CLICK é um material translúcido, com características de elevada resistência, beleza e versatilidade, com aproveitamento da iluminação natural.

Esse sistema foi desenvolvido para simplificar a montagem de coberturas translúcidas com total estanqueidade. Pode ser aplicado de forma PLANA ou CURVA com o comprimento máximo de 6,00 m. É composto de painéis auto-encaixáveis, sendo sua fixação à estrutura (terças) garantida por simples garras em alumínio, permitindo realizar-se cobertas em tempo inferior aquelas de chapas de policarbonato convencional, com sensível redução de custo de instalação e estrutura. São aplicáveis em coberturas planas ou curvas, com todas as vantagens do policarbonato alveolar, incluindo alta resistência mecânica e filtro anti–UV co-extrudado.



Obrigado pela leitura!