Construtora Paranaense Sai na Frente no Quesito Aquecimento Solar

Os principais órgãos de imprensa do país estão informando que a Secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, anunciou que os novos empreendimentos destinados às famílias com renda máxima de três salários mínimos terão, obrigatoriamente, de contar com painéis solares para aquecer a água do chuveiro. Em Campo Mourão, a Construtora Piacentini saiu na frente e instalou o equipamento nas 436 casas do Moradias Avelino Piacentini, em fase final de edificação na Asa Leste da cidade.

"O objetivo do aquecimento solar é, além da preservação da energia, também contribuir para a sustentabilidade econômica, barateando custo da energia, aliado a um processo de educação dessas famílias, que devem fazer um uso racional da água e da energia”, explicou a secretária nacional de Habitação em notícia divulgada pela Agência Brasil. A medida é válida para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País e beneficiará cerca de 300 mil a 400 mil famílias.

A segunda edição do programa Minha Casa Minha Vida entrará em vigor a partir de 2011 e terá dois milhões de residências, das quais 1,2 milhão serão para famílias com renda máxima de três salários mínimos. Ainda com o objetivo de garantir a eficiência de recursos, o Ministério das Cidades pretende estimular o reaproveitamento de água nas habitações da segunda fase do Minha Casa, Minha Vida. Neste caso, entretanto, o sistema de reuso da água não será obrigatório.

Inovações

A Construtora Piacentini inovou não apenas com a instalação de aquecedores solares de água nas casas do Moradias Avelino Piacentini. Todas as ruas são asfaltadas e as calçadas contam com uma faixa de piso Podotátil (para beneficiar os deficientes visuais) e guias rebaixadas para melhorar a acessibilidade. O conjunto será entregue ainda com rede de esgoto, arborização, iluminação pública e uma área de aproximadamente 8.700 metros quadrados foi reservada para uso institucional pelo governo municipal para proceder a construção de escola, creche, unidade de saúde, área de lazer, etc.

As casas são cobertas com telhas de concreto (mais resistentes e que propiciam maior conforto térmico), o forro interno é em PVC e o externo (beirais) em madeira nobre, piso cerâmico em todas as dependências, azulejo no banheiro e cozinha. Outro cuidado adotado é na área ambiental: toda a madeira em pinheiro utilizada na execução dos telhados é oriunda de reflorestamento e possui certificação de origem, o que contribui com a proteção da natureza.

São melhorias que além de elevar as condições de vida das famílias que ocuparão os imóveis também vão gerar economia e valorizar as casas, construídas através do programa federal “Minha Casa Minha Vida”, em parceria com Caixa Econômica Federal e o Município de Campo Mourão.

Quer saber mais sobre a Piacentini? Leia este post.