Mulheres conquistam cada vez mais espaço nos canteiros de obras




Número de mulheres contratadas nas empresas da construção cresceu 44,5%, de 2007 a 2009 


As mulheres estão conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, nas mais diversas áreas de atuação, inclusive na construção civil. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que somente no intervalo entre 2007 e 2009, o número de mulheres contratadas nas empresas da construção cresceu 44,5%. 
Em 2007 o número de pessoas contratadas nas empresas do setor era de 1.674.483 profissionais. Deste universo, 119.538 mil eram mulheres (equivalente a 7,14% do total). Em 2009, o setor da construção experimentou um crescimento de contratações de 32,65%, saltando para 2.221.254 trabalhadores, onde 172.734 eram mulheres (o que equivale a 7,78% do total de profissionais contratados). 
Outro importante indicador que aponta para o significativo aumento da participação feminina nas empresas do setor da construção é o número de participantes do Programa Próximo Passo, do Governo Federal, que capacita beneficiários do Programa Bolsa Família para o mercado de trabalho. Desde 2009, quando o programa foi criado, 33 mil e 200 pessoas passaram por cursos de formação para atuarem em empresas da construção. Deste universo, 78,7% são mulheres.
O setor vê de forma positiva este aumento da participação de mulheres nos canteiros de obras, visto que, desta forma, é possível atenuar a demanda por mão de obra qualificada. 
Além disso, as profissionais da construção civil agregam novas qualidades ao trabalho e tornam os canteiros ambientes mais humanizados. 
Sinduscon-PR e Sesi/Senai-PR promovem semana da mulher 2011
 Para valorizar e incentivar a participação das mulheres nas atividades da construção civil, o Sinduscon-PR, em parceria com o Sesi/Senai-PR, irá promover a Semana da  Mulher 2011, entre os dias 21 e 25 de março. 
A abertura das atividades está agendada para o dia 21, segunda-feira, às 17 horas, na sede da entidade localizada na Rua João Viana Seiler, 116, no Parolin. Na oportunidade, será efetuado o lançamento oficial do Programa Mulheres Inventando Moda (curso destinado às profissionais que desejam se qualificar para trabalhar na construção civil).
Na seqüência, será proferida palestra sobre “A inserção da Mulher no Canteiro de Obras”, seguida de um coquetel aos convidados. 
No decorrer da semana, serão realizadas palestras como: alimentação saudável e reeducação alimentar, orçamento familiar, saúde da mulher, lixo domiciliar, além de oficinas de pilates (atividade física), 5´S e informações profissionalizantes (com o Senai-PR). 


Fonte: SINDUSCON-PR