Você sabe qual é o edifício mais alto do mundo?

Em Dubai, nos Emirados Árabes, fica o edifício mais alto do mundo – o Burj Khalifa Bin Zayid, que antes tinha o nome de Burj Dubai. Tem 828 metros de altura e demorou quase 6 anos para ser concluído (2004-2010). O arranha-céu está dentro de um complexo de 2 km², chamado Downtown Burj Dubai. 



O projeto é do escritório de arquitetura Skidmore, Owings and Merrill, cuja sede é em Chicago. A responsabilidade da obra ficou por conta das empresas de engenharia Samsung Engineering & Construction, a Besix e a Arabtec. O valor das obras ultrapassou os impressionantes 4 bilhões de dólares e os preços de venda estão sendo praticados a cerca de 43 mil dólares para os espaços corporativos e 37 mil dólares para os espaços residenciais. 

Burj Khalifa
Algumas curiosidades (wikipedia e site da Council on Tall Buildings and Urban Habitats): 

1) São 163 pisos, 58 elevadores, 2957 vagas de estacionamento, 900 apartamentos e 304 quartos de hotel. 

2) Possui um posto de observação a 442 metros de altura. 

3) A quantidade de janelas de vidro colocadas no Burj Khalifa daria para fechar 20 estádios de futebol e 30 de futebol americano. 

4) A quantidade de energia elétrica usada no Burj Khalifa é equivalente ao gasto de 500 mil lâmpadas de 100 watts ao mesmo tempo. 

5) O edifício possui o peso equivalente de 100 mil elefantes. 

6) Necessita de 1 milhão de litros de água por dia. 

7) A antena do edifício pode ser vista a cerca de 100 km de distância. 

8) Possui um dos dois hotéis de 7 estrelas do Mundo – o Accor Ar'Kalifa, dos andares 75 a 88. 

9) Visto de cima, o edifício forma uma flor-de-lótus, sagrada no Oriente. 

10) Para limpar todas as janelas de Burj Khalifa, seriam necessários, pelo menos, 4 meses. 

11) Com o aço que foi preciso para construir o prédio daria para construir uma estrada percorrendo 1/4 da superfície terrestre (Dos Estados Unidos ao Oriente Médio).
Burj Khalifa

Quadro de edifícios mais altos do mundo

Quer saber saber quais são os 100 edifícios mais altos do mundo? Veja estas estatísticas! Ou conheça os critérios adotados pelo Council on Tall Buildings and Urban Habitats.