8 Dicas de Comportamento nas Mídias Sociais (para Imobiliárias)


Com a revolução da internet e a infinidade de canais de comunicação existentes nos meios digitais, aos poucos as empresas do setor imobiliário começaram a criar perfis em canais como o Youtube, o Twitter, o Orkut e o Facebook. E, agora, passada a fase da desconfiança sobre as mídias sociais é preciso que as empresas identifiquem e aproveitem estas oportunidades. 

Para tanto, será necessário extrair o máximo de informações destes “novos consumidores” e ao mesmo tempo relacionar-se sem ser invasivo. Estes consumidores querem interagir, experimentar, criticar... 

Assim, trago algumas dicas práticas de comportamento, que ajudarão sua empresa a ter melhores resultados, com muito menos esforço. 

1– Tenha um Posicionamento
Identifique o que sua empresa quer nas mídias sociais. Seu intuito pode ser fortalecer a marca, conseguir uma melhor interação com os clientes ou mesmo monitorar a concorrência. Assim, antes de dedicar tempo e esforço para ingressar nos canais, defina claramente o posicionamento de sua empresa e escolha as mídias sociais mais adequadas ao seu público e aos seus propósitos. 

2 – Gere conteúdo de qualidade
Este é um dos maiores desafios! Para manter a audiência de seus seguidores, amigos e visitantes é preciso ter novidades, fazer promoções, opinar sobre o que acontece no mercado imobiliário e mostrar que sua empresa está atualizada. Se possível, tente se tornar uma referência em algum assunto setorial. 

3 - Não promova a todo momento a sua marca e os seus produtos
Uma das questões que mais incomodam na internet é a autopromoção. Apenas disponibilize conteúdo e informações adequados para quem quiser acompanhar seus perfis. Deixe este papel de disseminador para “seus fãs”. Você verá que sua empresa ganhará credibilidade, pois, mídias sociais combina com relacionamento. Venda será consequência!

4- Dê visibilidade aos seus canais 
Não adianta você ter contas nas mídias sociais e ninguém saber. Divulgue os endereços dos perfis no seu site, cartões de visita, folders, revistas, e-mails e em slides de palestras. Só assim sua empresa será conhecida. 

5 – Monitore sua marca 
Fique atento ao que estão falando de sua empresa nas mídias sociais. Se possível, surpreenda o cliente! Antecipe o contato, abra um diálogo franco e busque resolver o problema. Em geral, as questões são de fácil resolução. Para que esperar um processo judicial ou uma inoportuna ida ao PROCON? 

6- Não misture trabalho, empresa e vida particular 
Evite abordar questões particulares, como fotos de família ou daquele happy hour que nada tem a ver com seu negócio ou convites para jogos nestas mídias sociais. Se você gosta deste tipo de atividade, crie um perfil pessoal. 

7 - Não dar o devido crédito
Eventualmente você se inspirou em algum conteúdo que você viu na internet e simplesmente deu o famoso “CONTROL C/CONTROL V”. Cuidado! Além de ser deselegante copiar textos e imagens de outros, poderá acarretar problemas de direitos autorais. Dê o crédito, sempre, para os autores. 

8 – Formadores de opinião 
Relacione-se também com pessoas de influência no setor imobiliário. Para tanto, será preciso identificar aquele presidente de associação ou empresário líder no segmento. E, depois, interagir. 

Sucesso! Boa sorte! 

Este artigo foi elaborado com exclusividade para a Revista Imóveis News SC .