Escritório Verde da UTFPR é Apresentado na CICI 2011

Dentre as diversas palestras que acompanhei na Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI 2011), compartilho uma iniciativa voltada ao segmento da construção civil: a implementação do Escritório Verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 


No painel Planejamento e Inovação – Contribuição das Agências de Inovação das Universidades no desenvolvimento das Cidades Inovadora, o Professor Dr. Eloy Casagrande, da UTFPR, apresentou várias ações desenvolvidas sobre o tema sustentabilidade, tais como: projeto CAZA (Carbono Zero na Academia), REZTO (Resíduo Zero Tecnológico e Orgânico), Selo Verde, Compra Verde, TRECO – Tratando Resíduos Eletrônicose de Comptação, entre outros. Mas, o que mais chamou grande atenção foi o “case” Escritório Verde. Trata-se de um órgão da universidade que visa realizar ações voltadas à sustentabilidade do “campus”. O projeto mobiliza docentes, estudantes, pesquisadores, empresas fornecedoras e colaboradores administrativos. 

A sede do Escritório Verde, cuja edificação tem 150 m2, fica na Avenida Silva Jar­dim, em frente a UTFPR, na capital paranaense. Foi implantada dentro de conceitos modernos de sustentabilidade (princípios bioclimáticos de arquitetura) e tem como proposta ser um espaço aberto ao público, para que a sociedade tenha acesso aos sistemas construtivos e materiais utilizados. São mais de 50 empresas apoiadoras, que doaram materiais e sistemas construtivos. A iniciativa, muito comum nos Estados Unidos, posiciona a UTFPR dentro de uma tendência global de visão sustentável. 

Segundo o professor, estudos realizados recentemente junto a COHAPAR – Companhia de Habitação do Paraná, indicam que cerca de 10 toneladas de carbono são produzidos em uma casa de 44 m2. Casagrande também afirmou que o conceito construção sustentável é considerado redundante, pois, todas as construções deveriam ser sustentáveis.” Outra apresentação foi a de uma residência em Curitiba onde 80% dos materiais eram provenientes de demolição. 

Veja alguns conceitos adotados no Escritório Verde: 
- telhado verde; 
- isolamento termo-acústico com PET;
- "wood frame";
- mobiliários com ecodesign;
- acessibilidade;
- reaproveitamento de água de chuva;
- piso elevado e carpete com materiais reciclados; 
- janelas com vidro duplo; 
- deck externo de madeira plástica; 
- lâmpadas de LED (econômicas); 
- painéis fotovoltaicos para captação de energia solar e geração de energia elétrica; 
- tubos de luz com prismas para espalhar iluminação natural pelo ambiente. 

Vários especialistas afirmam que o setor da construção possui grande impacto sobre o meio ambiente. Isto é comprovado em vários relatórios setoriais. Mas, temos soluções "concretas" como esta da UTFPR, que são boas soluções para o futuro que queremos construir.