Blog: "Franchising" do setor de reparos para construção civil já tem 102 franquias em todo o Brasil


No último feriado de Páscoa, deparei-me com uma entrevista do Sr. David Pinto para o Programa Economia e Negócios da Record News. Ele fundou e é Diretor Presidente da DR. RESOLVE. O empreendedor percebeu no setor de reparos ligados à construção civil uma grande oportunidade para estruturar uma "franchising". 

Uma das inovações da empresa é a possibilidade de que pequenos empresários e profissionais liberais sejam franqueados, com cerca de R$40 mil de investimento inicial. A empresa promete abrir portas dos serviços de manutenção/reformas de imóveis residenciais e comerciais com novos conceitos de qualidade, segurança e garantia. 


Penso que uma empresa de manutenção e reparos de imóveis que atende localmente através de uma rede nacional de unidades franqueadas, padronizadas, treinadas e com maior segurança ao cliente, tem tudo para dar certo. Hoje são mais de 102 franqueados em 22 estados brasileiros. Imobiliárias, condomínios e pequenas construtoras podem ser ótimos clientes.

A DR.RESOLVE pode atender desde um pequeno vazamento de uma torneira a uma restauração completa de uma fachada, por exemplo. Outro ponto marcante é a parceria com grandes marcas de fabricantes de materiais de construção, que ajudam na atualização técnica, treinamento e suporte. 

Segundo a DR. RESOLVE, o Brasil possui mais de 70 milhões de residências e mais de 18 milhões de prédios comerciais e industriais. E, mais de 80% desse total requerem manutenção pelo menos uma vez ao ano. 

Alguns serviços da  "franchising": 

Elétrica 
Fiação, cabos, interruptores, quadros de luz, instalação e manutenção de chuveiros, ventiladores, condicionadores de ar, instalação de aparelhos eletrônicos (home theater, computador, interfones, antenas, internet, extensões de telefone etc. Reparos elétricos em geral. 

Hidráulica 
Eliminação de goteiras e vazamentos, limpeza de caixa d’água, desentupimentos de canos e calhas, reparos hidráulicos em válvulas, torneiras, sifões e geral. 

Pintura 
Pintura em fachadas ou ambientes internos, pequenos reparos ou grandes áreas, de forma rápida, limpa e profissional. 

Jardinagem 
Manutenção do jardim, paisagismo, poda de árvores e gramados, adubação, irrigação e plantio em geral. 

Alvenaria 
Construção, demolição ou reformas em estruturas, paredes, colocação de pisos e azulejos, gesso, serviços de alvenaria em geral. 

Chaveiro 
Serviços de chaveiro em geral, cópias de chaves, abertura de fechaduras em residências, instalações comerciais e automóveis. 

Diversos 
Limpeza de terrenos, montagem e desmontagem de móveis para mudança, reposição de vidros e telhas, vistorias prévias e para entrega das chaves de imóveis locados, decorações e ambientes, instalações de cortinas etc. 

Como temos discutido no blog, o segmento da construção civil cresce a passos largos, gerando a possibilidade de procura por mão de obra qualificada para serviços e reparos. 

Este caso mostra que é possível inovar com ideias simples, práticas e que focam em resultados.