Blog : Votorantim Cimentos irá construir fábrica no Uruguai

A Votorantim Cimentos fechou parceria com a estatal uruguaia ANCAP e a cimenteira Artigas para a construção de uma fábrica de cimento no Uruguai. O investimento será de US$ 146 milhões. A nova planta, prevista para operar em 2014, será instalada no distrito de Treinta y Tres, a 286 quilômetros da capital Montevidéu, onde a Votorantim Cimentos já possui uma jazida de calcário, matéria-prima básica para a produção do cimento. A Artigas terá 60% do negócio; a participação da ANCAP e da Votorantim Cimentos no empreendimento será de 20% para cada empresa.

Com previsão para entrar em operação entre 24 e 26 meses, o empreendimento greenfield terá capacidade inicial de produção de 750 mil toneladas de cimento por ano. Deverão ser gerados na região cerca de 400 empregos diretos durante a fase de obras e cerca de 120 empregos diretos e mais de 600 indiretos após o início das operações.

"O Uruguai é um país com jazidas de alta qualidade e uma localização estratégica. Com este empreendimento, o país passa a ser exportador de cimento para a região sul do Brasil, principalmente para o Rio Grande do Sul", diz Walter Schalka, presidente da Votorantim Cimentos. Segundo ele, a proximidade da nova planta com os estados do sul do Brasil contribuirá para o seu abastecimento, reforçando o compromisso da empresa em prover o produto em todas as regiões do País.

Este é o segundo aporte de investimentos da Votorantim Cimentos no Uruguai. A empresa detém, desde 2009, participação na Cementos Artigas. Com o "Proyeto Treinta y Tres", a empresa brasileira fortalece ainda mais sua presença internacional, que com operações próprias ou participações acionárias, alcança 20 países das Américas, Europa, Ásia e África.

Na América do Sul, atua no Chile (15% das ações da Bío Bío), Bolívia (51% da Cementos Camba), Paraguai (35% da Cementos Iguazu), Argentina (38% da Cementos Avellaneda), Uruguai (38% da Cementos Artigas) e em 2010 ingressou no mercado peruano por meio de uma participação acionária de 29,5% na Cementos Portland. A Votorantim Cimentos adquiriu, também em 2010, 21,2% de participação acionária na Cimpor, que opera em 12 países da Europa, Ásia e África. A empresa possui 100% das ações da VCNA – Votorantim Cement North America, que possui ativos nos Estados Unidos e Canadá.

Fonte: Portal Votorantim Cimentos