Crédito imobiliário do Banco do Brasil deverá ultrapassar R$12 bilhões em 2012


A divulgação de que o crédito imobiliário disponibilizado pelo Banco do Brasil (BB) deverá ultrapassar R$12 bilhões em 2012 mexeu positivamente com o mercado. 

Um banco que possui mais de 5 mil agências, 54 milhões de clientes e tem buscado aprender e se relacionar com as empresas do setor tem nosso apoio. A expectativa é de que o banco avançará justamente aproveitando os pontos de melhoria deixados pela CAIXA (líder no segmento).

O BB ainda possui grande dificuldades para gerir este tipo de recurso, sendo o quinto banco do país neste tipo de operação. Também não tem a mesma estrutura de engenharia que os bancos que atuam a mais tempo neste mercado. Espera-se, principalmente, que haja ampliação da concessão de financiamentos a construtoras, que atualmente representam apenas 20% do valor operacionalizado. 


Para o Programa Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, existem algumas diferenças do BB com relação à CAIXA, que para as construtoras, é importante avaliar. Seguem:  o financiamento chega a 90 % do VGV, paga-se a totalidade dos elevadores (quitados conforme entrega de fatura e contrato), os contatos são sempre entre engenheiros nas etapas de análise, maior exigência de documentação para a viabilidade, BDI de 12%, correções pelos CUBs e é possível escolher a tabela de financiamento.

Outra forma de abordagem do BB é melhorar o fluxo de informações com os atuais clientes. Um relacionamento como o financiamento imobiliário fideliza o cliente, que pode ficar até 30 anos vinculado à instituição.

Estamos torcendo para que 2012 seja ótimo para o Banco do Brasil e seus parceiros!!!