Blog: Avenida Cândido de Abreu será o novo calçadão curitibano


Com a definição de Curitiba como cidade-sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014 uma importante readequação ocorrerá na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. Será um grande calçadão para pedestres, a exemplo da Rua XV de Novembro, fechada há mais de 30 anos. 

Anunciada há cerca de um ano, as obras finalmente deverão ocorrer em 2012, com a proximidade das eleições municipais. A disputa está acirrada na capital paraense e a cidade deverá virar um verdadeiro canteiro-de-obras, com amplo apoio do Governo do Estado.

Proposta do IPPUC


O projeto reforça a importância dada ao deslocamento dos pedestres. A intervenção tem como objetivo privilegiar quem trabalha na Avenida Cândido de Abreu e proximidades e também aquelas pessoas que utilizam as unidades jurídicas, as agências bancárias e que caminham pelo local diariamente. 
Av. Cândido de Abreu hoje

Os recursos para o projeto, na ordem de R$ 4,9 milhões, estão no PAC da Copa. E, o custo total da obra será de R$ 18 milhões, valores que estão gestionados pela Prefeitura de Curitiba. Até 2013, o projeto prevê que o calçadão chegue até a Praça Tiradentes.



Proposta da Avenida Cândido de Abreu

Infraestrutura prevista:
a) Será a primeira via pública de Curitiba com Wifi para acesso livre à internet. Haverá pontos de encontro para os pedestres.

b) O transporte coletivo também será contemplado com a pista exclusiva, paralela ao calçadão, para os ônibus ligeirinhos das linhas que atendem a região (Santa Cândida - Pinheirinho; Boqueirão - Centro Cívico, Aeroporto, Barreirinha - São José, Colombo - CIC e Fazendinha - Tamandaré). As demais linhas de ônibus convencionais serão mantidas.

c) A Avenida Cândido de Abreu terá quatro estações-tubo.

d) O canteiro central, que irá do Shopping Mueller até a Rua Aristides Teixeira (da Praça Dezenove de Dezembro até a Praça Nossa Senhora de Salete, numa extensão de cerca de um quilômetro, que equivale ao calçadão da Rua XV de Novembro).

e) Será bem amplo, com largura de 18 metros, incluindo pista tátil para facilitar acessibilidade de pessoas com deficiência visual.

Ao longo do boulevard da Cândido de Abreu, os cruzamentos terão pistas elevadas, facilitando a mobilidade de pedestres em geral. Nestes pontos, obrigatoriamente, os veículos deverão reduzir a velocidade para passar pelo cruzamento.

Outros destaques da nova Cândido de Abreu serão a iluminação e comunicação visual diferenciadas.

Vamos aguardar as obras...