UM NOVO CONCEITO DE MORADIA SUSTENTÁVEL E ACESSÍVEL (TECVERDE)

A TecVerde lançou recentemente um novo conceito de moradia - o Cocoon. É um objeto móvel habitacional que utiliza tecnologia sustentável e pratica o aproveitamento máximo de espaços com o mínimo de impacto. A solução ainda está em exposição (até 25 de maio), no pátio da loja Tok & Stok do Bigorrilho, uma das parceiras do projeto, juntamente com a Paysage e o artista plástico André Mendes.


O Cocoon é uma proposta de casa ecológica, criada para oferecer uma solução mais "descolada", compacta, sustentável e inteligente de moradia. Possui 18 metros quadrados de área, com dois cômodos que se transformam em muitos: uma sala-cozinha, que também pode ser quarto, escritório e lavanderia e um banheiro. Foi baseado nas arquiteturas navais e japonesas, que são boas em aproveitar pequenos espaços. 

A construção é toda no sistema woodframe, trazida da Alemanha pela Tecverde. Além disso, o Cocoon possui sistema de automação de câmeras, sistema de segurança e iluminação por celular; isolamento térmico e acústico integral, iluminação LED e painéis solares para aquecimento de água. Na unidade conceito ainda pode ser instalado um sistema de reaproveitamento de água da chuva e tratamento de esgoto local (quando não há conexão com a rede). Outro diferencial é o teto verde, que utiliza matéria prima renovável e proporciona maior conforto térmico e acústico. 

O Cocoon é produzido e montado na fábrica da empresa, com mobiliário e equipamentos instalados também na Tecverde. A ideia básica é a pessoa escolher o produto pela internet, personalizá-lo, contratar o financiamento também pela internet e receber o objeto instalado em seu terreno ou em alguma Vila Cocoon em menos de 15 dias. Em 2012 a empresa quer testar o conceito para lançá-lo comercialmente em 2013. Ainda não há definição do preço do produto, mas a Tecverde lançou uma pesquisa de mercado. Quem quiser, pode preencher o questionário

Serviço
Exposição Cocoon TecVerde
Local: Pátio loja Tok & Stok Bigorrilho – Rua Capitão Souza Franco, 753 – esquina com Rua Martin Afonso – Bigorrilho.
Horário de visitação: das 9h às 20h
Entrada gratuita