12% dos Jovens Italianos Trabalham no Setor da Construção


A Itália investe na inserção de jovens no mercado de trabalho e como já visto aqui no blog instituições como o CIPET, por exemplo, servem de referência na capacitação para o setor da construção. 

Neste sentido, no dia 20 de outubro, em Bologna, durante o Seminário "O Jovem e a Construção" foi apresentado um estudo por instituições do setor informando que os jovens estão escolhendo o setor da construção para tabalhar, pois, este ainda oferece muito mais oportunidades do que outros segmentos e maior estabilidade contratual. A crise reduziu ofertas de emprego, mas o setor da construção ainda luta para manter boas pespectivas para os jovens.

O estudo mostra que cerca de 12% das ocupações incluídas no grupo de idade entre 15 e 24 anos estão no setor da construção, bem acima da média europeia que é de 8%.


Seria interessante que jovens brasileiros pudessem atuar no setor, que carece de mão-de-obra qualificada. Claro que para isso seriam necessárias mudanças legais, tecnológicas e ainda maior investimento em qualificação pelos agentes intervenientes do setor.