Investimento em empreendimentos imobiliários – Entrevista para O Vetor Norte

By | segunda-feira, junho 03, 2013 Leave a Comment
O que levar em consideração na hora de investir em um empreendimento imobiliário? Qual a importância disso? Quais ferramentas utilizar para encontrar o melhor negócio? Essas são algumas das perguntas que fazem as pessoas que sonham em adquirir um imóvel e transformá-lo em patrimônio próprio. Quem responde a elas é Edvaldo Correa(*), que mantém no ar o blog EdvaldoCorrea.com.br, onde dá dicas de como fazer o melhor investimento no setor imobiliário.


* Edvaldo Corrêa é Técnico em Edificações, Tecnólogo em Construção Civil (UTFPR), Licenciado em Educação Profissional (UFPR) e Especialista em Gestão (UFSC). Atuou em grandes empresas como SISTEMA FIEP, SEBRAE, HOME e IVAI. Hoje é Diretor Geral da Víncere Construtora, uma empresa do Grupo Noster.


1 – Para você, qual é a real importância de uma empresa do mercado imobiliário ter uma estratégia definida?

Nem sempre a tomada de decisões em uma empresa é simples. Normalmente envolve percepções e muita intuição dos líderes e equipe. Assim, uma empresa precisa conhecer bem o mercado onde esta inserido, suas principais forças e os pontos de melhoria; ter um norte definido e principalmente alcançar resultados consistentes com os propósitos da empresa.

A estratégia é o caminho que uma empresa seguirá para obter o sucesso. Em um mercado extremamente competitivo como o imobiliário, repleto de grandes players, ter um posicionamento estratégico é fundamental. Os clientes, fornecedores e parceiros precisam compreender os porquês que a empresa é a melhor, a maior, a mais enxuta ou a mais econômica, por exemplo.

Além disto, os investimentos acabam sendo direcionados conforme a estratégia. E a empresa torna-se melhor gerenciável com uma estratégia definida e resultados claros e objetivos. Para uma empresa sem estratégia qualquer caminho serve.

2 – Ao avaliar a marca de seu empreendimento imobiliário, quais critérios deve-se levar em conta?

A marca é o que comunica os propósitos, a história, que agrega valor e que diferencia o produto. Vai além de uma simples logomarca. Faz com que as pessoas acreditem na proposta de valor.

Critérios importantes:

- definir um posicionamento diferenciado (não adianta fazer mais do mesmo);

- ter uma proposta de valor (ex: ser a empresa mais econômica);

- identificar quais atributos que sustentam a marca;

- ter uma boa identidade visual;

- ter visão de médio e longo prazo;

- envolver toda a empresa em torno da marca do produto;

- estar preparada para o contato com o cliente (canais de comunicação);

- um toque de inovação;

- comunicar uma promessa (preço, história, reputação…) e principalmente cumpri-las;

- entender que não é só propaganda;

- não entrar de forma alguma em guerra de preços;

- buscar associações a outras marcas parceiras que agreguem valor; e

- proteger a marca (registrá-la).

3 - Realmente vale a pena investir em mídias sociais no mercado de imóveis? Qual o impacto que um bom trabalho nas mídias sociais pode causar ao seu negócio?

Sem dúvida. Hoje os consumidores utilizam a internet, onde as pessoas geram conteúdo e disseminam informações, sendo fontes cada vez mais confiáveis. Com o advento dos dispositivos móveis este processo acelerou muito e existe uma geração multitarefa que aprecia comunidades, novidades e busca criar relacionamentos e gerar conhecimento coletivo. Eles querem ter e gerar experiências!

As mídias sociais possibilitam que as empresas envolvam as pessoas em torno da marca, formem comunidades e criem sentimentos de participação e colaboração. Também ajudam a pautar as conversas, a desenvolver produtos, a promover o engajamento em torno de um produto imobiliário.

É um canal importante para ouvir os consumidores, melhorar o posicionamento do site nos motores de busca e ajuda a dar transparência nas relações. Em minha opinião as mídias sociais são canais fundamentais para todos os portes de organizações, que em em última instância podem viabilizar a comercialização.

Algumas empresas, atentas a estas mudanças, aos poucos começam a investir no uso das mídias sociais como ferramentas de posicionamento de marca, na melhoria do relacionamento com os clientes e, principalmente, como prospecção e alavancagem de negócios.

Link para entrevista original postada em O Vetor Norte Belo Horizonte.
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