IPTU terá reajuste de 5,77% e desconto de 6% para pagamento à vista em Curitiba



A Prefeitura de Curitiba anunciou que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) será reajustado em 5,77% no exercício de 2014. O índice corresponde ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses, o que significa que não haverá aumento real, segundo a prefeitura. O contribuinte que optar pelo pagamento à vista – cujo prazo vai até 10 de fevereiro – terá desconto de 6%.


Os índices e prazos estão definidos em decreto assinado pelo prefeito Gustavo Fruet e publicado nesta terça-feira (17) no Diário Oficial do Município.

Os cerca de 600 mil carnês começam a ser distribuídos na primeira quinzena de janeiro. A expectativa de arrecadação para este ano é de R$ 555 milhões, o que representa um crescimento de 8%, em relação ao exercício de 2013.

Os contribuintes podem optar pelo parcelamento em até 10 vezes mensais, desde que o valor da quota a ser paga não seja inferior a R$ 10.

A quitação da primeira parcela deverá ser feito na rede bancos credenciadas até o dia 21 de fevereiro. As demais serão pagas entre os dias 11 e 15 dos meses subseqüentes, de acordo com o dígito verificador constante da indicação fiscal do imóvel, que vai de zero a nove.

Os contribuintes devem ficar atentos para os prazos de pagamento, pois sobre o tributo recolhido após o vencimento incidirão juros de 1% ao mês, atualização monetária mensal com base no IPCA e multa de 0,33% ao dia, limitada a 10%.

Fonte: PMC