Junta Comercial implanta emissão de certidões pela internet

Presidente da Jucepar - Ardisson Akel (foto Jasiel Rocha)

A partir da próxima segunda-feira (23), os usuários não precisarão mais ir a uma das unidades da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) para a emissão de certidões de empresas. Para facilitar o trabalho de empresários, contadores e demais usuários, o órgão passa agora a emitir estes documentos pela internet, com certificação digital. 

O novo sistema foi oficializado pelo presidente da Jucepar, Ardisson Naim Akel, durante a reunião do Conselho de Administração do órgão, realizada na última terça-feira (17). “Com a emissão de certidões online, a Junta Comercial passa a integrar oficialmente o Paraná Competitivo, programa criado pelo governador Beto Richa e que tem atraído novos empreendimentos empresariais para todas as regiões do Estado, dinamizando a economia paranaense”, ressalta Akel. 

Para ter acesso às certidões simplificadas, específicas ou de inteiro teor – exigidas para comprovar a participação em firmas ou aberturas de contas de banco da empresa, por exemplo – o usuário faz um cadastro no site da Jucepar (www.juntacomercial.pr.gov.br) e informa o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresas), que é o registro de legalidade da empresa na Junta Comercial. O usuário que não souber seu NIRE poderá fazer pesquisa na página inicial do site da Junta. Após a confirmação os dados, será emitido um boleto para pagamento em bancos, caixas eletrônicos, casas lotéricas ou mesmo pela internet. A partir da confirmação de pagamento, a certidão é enviada diretamente ao e-mail do usuário. 

Em suas 62 unidades, a Junta Comercial emite uma nova certidão a cada dois segundos. De janeiro a outubro deste ano, foram expedidas um total de 186.064 certidões simplificadas, uma média de 620 documentos por dia ou 25 por hora. Já as certidões de inteiro teor totalizaram 43.107 emissões até outubro, o que equivale a cerca de 143 por dia. 

O novo sistema, contratado pela Jucepar da empresa Viamidia, trará mais agilidade e segurança aos empresários paranaenses. “Além de otimizar o atendimento da Jucepar, o projeto Jucepar Digital vai oferecer mais segurança e comodidade aos nossos usuários. Este é um dos programas que a atual gestão tem desenvolvido para diminuir a burocracia dos processos de legalização de empresas”, explica Akel. Além de estarem disponíveis na internet, os documentos continuarão a ser expedidos ,nas agências da Jucepar. 

Junta Digital 
O projeto Certidão Online é um dos segmentos do programa Jucepar Digital, que prevê a contratação de uma série de servidores para modernizar a área de tecnologia da informação do órgão e agilizar diversos processos junto a seus usuários. 

Em abril deste ano, a Junta lançou a consulta de viabilidade de nome empresarial, também realizada pela página da Jucepar. A partir de um cadastro, o usuário é direcionado a um formulário eletrônico que oferece três opções de escolha de nomes e permite a reserva por até 30 dias. Com uma grande adesão por parte dos usuários – desde que foi lançado, foram cerca de 80 mil consultas – o sistema de viabilidade proporciona mais segurança, economia de tempo e comodidade ao empreendedor. 

Também está em processo de implantação um software voltado aos leiloeiros públicos, que fará indicações randômicas destes profissionais. Hoje, os leiloeiros habilitados pela Junta obedecem uma escala manual, que demanda mais trabalho do órgão. Há ainda outros projetos em elaboração, como a emissão de senhas digitais para atendimentos na sede. 

Além da modernização de seus sistemas, a Jucepar está trabalhando também para diminuir a burocracia nos processos de legalização de empresas. A unidade piloto da chamada Redesim, a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios será inaugurada Maringá na próxima segunda-feira (16). 

Pelo programa, que será implementado nas principais cidades paranaenses, todos os órgãos envolvidos no processo de abertura de empresas – prefeituras, Receitas Federal e Estadual, secretarias do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, entre outros – estarão integrados na plataforma estadual do Programa Integrar, gerido pela Junta Comercial. 

Fonte:
Ana Tigrinho 
Assessoria de Comunicação
Junta Comercial do Paraná
(41) 3310-3414 | 8443-9576 
ana.tigrinho@jucepar.pr.gov.br
www.jucepar.pr.gov.br