Saúde em foco




Toctao adere ao Dia D de Combate à Dengue marcado para esta sexta, 28 de fevereiro. Ação será uma força tarefa da construção civil para eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da doença nos canteiros de obras


As ações desenvolvidas no dia a dia da Toctao para o combate da Dengue serão intensificadas nesta sexta, 28 de fevereiro, data eleita para ser o Dia D de combate à doença no setor da construção civil. A iniciativa do Serviço Social da Construção Civil – Seconci foi imediatamente encampada pela construtora, que busca investir na conscientização de seus colaboradores sobre as medidas de se combater a proliferação do foco do mosquito transmissor, tanto na empresa quanto no ambiente domiciliar.

A programação começa a ser desenvolvida às 7h da manhã com uma palestra sobre controle e combate dos criadouros. Na oportunidade, serão apresentados os novos Síndicos Dengueiros, que vieram somar à atuação dos colaboradores das obras que receberam formação da Secretaria Estadual de Saúde para atuar como agentes fiscalizadores de focos de proliferação do mosquito da Dengue dentro dos canteiros. Em seguida, todos os colaboradores partirão para seus postos de trabalho em busca dos focos de acúmulo de água, como poças d`água em lajes, copos descartáveis e outros meios propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

O servente Fredison Rodrigues Gomes, de 27 anos, que trabalha na obra do Shopping Cerrado, é um dos novos Dengueiros que serão apresentados. Mesmo sem nunca ter sido acometido pela doença, o profissional se envolveu com a causa ao ser escolhido para fazer o curso preparatório de Síndico Dengueiro oferecido pela Secretaria Estadual de Saúde. Desde então, toda a semana, Fredison e um encarregado percorrem a obra em busca de locais onde se acumulam água para depositar cloro e impedir a proliferação do mosquito transmissor. “Depois de fazer o curso, passei a replicar os cuidados também em minha casa”, contou.

Dinâmica do Dia D
Junto às equipes de Meio Ambiente presentes em cada obra, os síndicos dengueiros vão realizar uma força tarefa na data para eliminar locais que acumulam água. Conforme explica a Coordenadora de Meio Ambiente da Toctao, Cínthia Martins, essa preocupação se acentua com a retomada do período chuvoso no Centro-Oeste. “Sempre realizamos ações preventivas nos canteiros de obras e na nossa sede. Porém, o dia D será como um alerta sobre a necessidade da manutenção dessas atividades para preservar a saúde de nossos colaboradores. Queremos que as lições apresentadas na data sejam replicadas também em seus lares”, reforçou a coordenadora. Está programada a distribuição de material educativo sobre a gravidade da doença, que diante do seu agravamento pode levar à morte.

Levantamentos da Secretaria Estadual de Saúde mostram que este ano já foram registrados 1029 casos de dengue na capital. Em todo o Estado esse número supera os 12 mil. Com a retomada do período de chuvas, essa preocupação se agrava ainda mais pois aumentam-se os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença.

Serviço:
Dia D de Combate à Dengue
Local: canteiros de obra da Toctao Engenharia
Data: 28/02 - sexta-feira
Horário: a partir das 7 horas

Informação:
Raquel Pinho
Jornalista  da Comunicação Sem Fronteiras
Registro Profissional nº GO 01752
 
Contatos diretos:
9915 5713 (vivo)
8138 9898 (tim)