VERÃO COM FLORES E PLANTAS

Confira as dicas da arquiteta Loren Pupo, da Hafil Inc, para decorar a casa ou escritório


Sabemos que uma casa ou escritório ganha muito mais vida quando tem plantas e flores como parte da decoração. Muitas vezes o difícil é saber o que escolher. A arquiteta da incorporadora Hafil Inc, Loren Fabro Pupo, tem ótimas dicas para diferentes perfis de imóvel, conforme incidência de sol nos ambientes, época de floração e função da vegetação – se irá forrar ou delimitar áreas de circulação, produzir sombra, refrescar ambientes internos ou apenas ornamentar.

Para um jardim externo ou floreiras, as espécies com floração são ideais. A arquiteta sugere margarida-amarela, crista plumosa, azaleia, gardênia, agapanto, falso-íris, bulbine, gerânio e moreia. Se for para cultivo em vasos: orquídea chuva-de-ouro, véu-de-noiva e lavanda. “Elas resistem bem ao tempo seco e gostam de frio leve.”

Em espaços internos, a solução é optar por exemplares que necessitam uma menor quantidade de iluminação natural, podendo ser inclusive difusa, para a vivacidade das folhas: pata-de-elefante, iuca, lança-de-são-jorge, zamioculca, pleomele, areca-bambu, asplênio, bromélia, figueira-lira, pacova e licuala. “Escolha espécies com folhas mais escuras, pois elas têm melhor capacidade de absorção de luz, o que é importante se o ambiente não tem muita luminosidade”, diz Loren. Para ter um ambiente mais atraente, ela sugere mesclar vasos de diferentes tamanhos e texturas.

Se a correria do dia a dia é grande e o tempo é curto, suculentas e cactos são uma opção de pouca manutenção. A flor-de-outubro e a ripsális, por exemplo, precisam de rega somente a cada sete dias no verão. Outra espécie resistente é a espada-de-são-jorge, que não exige regas frequentes, multiplica-se com facilidade e tem diversas variedades de folhas.

Bromélia

Margaridas

Orquídea

Pata-de-elefante
Serviço:
Facebook.com.br/HafilInc