Ciclo demográfico impulsiona a venda de imóveis novos em Curitiba

O mercado de lançamentos em Curitiba está sendo impulsionado pelo ciclo demográfico, fomentado o segmento residencial. Dados da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR) revelam que os imóveis residenciais corresponderam a 87% das vendas realizadas em Curitiba no primeiro semestre do ano, 1% a mais que no mesmo período do ano passado. Os imóveis residenciais também concentraram 82,2% da oferta na capital paranaense, crescimento de 1,6% em relação ao primeiro semestre de 2015.

De acordo com o diretor de incorporações da Swell Construções e Incorporações, Leonardo Pissetti, esse movimento é exemplificado pelo perfil do público comprador do BonneVie Home & Living, condomínio de apartamentos em rua sem saída no Portão, em Curitiba: casais, com idade entre 28 e 45 anos, com um ou dois filhos, que pretendem trocar o imóvel atual por um maior ou mais bem localizado.

“A tomar como base o empreendimento, notamos claramente que a compra do imóvel é realizada com fins de moradia. Essa aquisição está mais planejada, ou seja, as famílias possuem um montante maior de recursos para dar como entrada, em torno de 25% a 30% do valor do imóvel, e estão optando por um prazo de financiamento menor”, analisa Pissetti.

A renda familiar mensal dos compradores do BonneVie Home & Living varia de R$ 9 mil a R$ 15 mil e a forma de pagamento mais utilizada é a fracionada: 45% de poupança e 55% do saldo financiado, este em até 25 anos. A proposta de tabela oferecida pela incorporadora é de 32% do pagamento em poupança e 68% do saldo financiado. “Do total das vendas efetuadas até o momento, 10% são de pagamento à vista, mesmo com a obra em construção”, ressalta Pissetti.

O empreendimento com 43 apartamentos de 2 e 3 dormitórios, lançado em dezembro de 2015 e com entrega prevista para março de 2018, já conta com 50% das unidades vendidas. “Este resultado é muito satisfatório, ainda mais considerando o retrospecto do cenário político e econômico nacional. Esse desempenho mostra que o empreendimento está bem elaborado, com metragem e configuração de planta corretas, memorial descritivo completo e preço adequado para a região”, analisa o diretor de incorporações da Swell.

Segundo o incorporador, os itens de acabamento oferecidos têm sido fundamentais para a decisão de compra, como a entrega do apartamento com piso laminado, infraestrutura de ar-condicionado e esquadrias com veneziana integrada, assim como a possibilidade de personalização. “Num mercado com diversidade de oferta, oferecer itens de diferenciação que agreguem valor à compra e se ajustem o melhor possível à necessidade e ao desejo do comprador é essencial para garantir a venda”, opina Pissetti.

Obra do BonneVie Home & Living em Curitiba. Crédito: Divulgação
A Swell Construções e Incorporações já prepara mais um lançamento imobiliário residencial na cidade, no bairro Mercês, que deve acontecer ainda nesse ano. “Estamos em fase de legalização do empreendimento junto à administração municipal, mas acreditamos que até dezembro esse processo esteja finalizado e possamos abrir a venda dos apartamentos no condomínio de alto padrão”, informa o diretor de incorporações.

Fonte: contato@memilia.com