15 ideias de tipos de vídeos para corretores de imóveis, imobiliárias e incorporadoras

By | quinta-feira, janeiro 26, 2017 Leave a Comment
Veja 15 ideias de tipos de vídeos para profissionais e empresas do mercado imobiliário. Ideias de vídeos para corretores de imóveis, imobiliárias e incorporadores.



Pare, abra seu Facebook agora, e perceba a quantidade de vídeos que irão aparecer em sua linha do tempo da rede social. Muitos, não é mesmo? Cada vez mais. Isto sem contar o recurso "Facebook Live", ainda não muito explorado por aqui, mas que tem tudo para se tornar cada vez mais recorrente. Este é apenas um indício do que falamos faz alguns anos: vídeos se tornarão cada vez mais importantes. Isto sem contar o Google que valoriza o Youtube na busca, o Youtube que cresce a cada dia, as séries do Netflix que muito se fala, entre outros. Fato! Vídeo é o formato de conteúdo e comunicação da vez.

No Brasil, se pensarmos na grande maioria dos corretores de imóveis, construtoras, incorporadoras e imobiliárias, podemos afirmar que são poucos os vídeos feitos pelo mercado imobiliário. Uma pena! Triste, mas uma grande oportunidade para você que começar agora. A pouca concorrência para um formato que sem dúvida está caindo no gosto da população brasileira, tem tudo para garantir que sua estratégia de vídeos seja percebida. 


Antes de começar, que tal algumas ideias de tipos de vídeos que você pode fazer? Engana-se quem acha que os profissionais do mercado imobiliário podem apenas fazer vídeos de imóveis. Veja abaixo uma lista que preparei com 15 tipos de vídeos possíveis para você começar a fazer os seus.

1. Vídeos de apresentação de imóveis
Os vídeos para apresentar um imóvel com o objetivo de vendê-lo ou alugá-lo, logicamente estão entre o tipos de vídeos mais populares do mercado imobiliário, sejam feitos por imobiliárias, construtoras ou corretores de imóveis.

Sobre vídeos de imóveis, um ponto interessante é que felizmente existem vários aplicativos e recursos disponíveis, e não mais é preciso fazer apenas um slideshow com fotos, por sinal, isto nem é recomendado.



2. Vídeos de entrevistas
Sabemos que oferecer conteúdo educacional sobre todos os processos de como comprar, alugar ou vender um imóvel, é algo importantíssimo para o nosso negócio. As pessoas compram em média 2 ou 3 imóveis durante toda a vida, ou seja, nunca serão experientes nisto, portanto, conteúdo educacional é importantíssimo. Que tal entrevistar seus clientes, colegas, ou algum especialista em alguma etapa importante, e gravar um vídeo que ensine algo? Depois você pode usar o vídeo para complementar suas redes sociais, seu site, ou até mesmo para enviar para quem ainda não fez negócio com você. Sem dúvida uma forma muita simpática e profissional para se apresentar como um corretor de imóveis ou uma empresa diferenciada. 



3. Vídeos ao vivo para apresentar imóveis ou tirar dúvidas
Que tal fazer lives, ou seja, vídeos ao vivo no Facebook, Hangout, Twitter, Youtube, ou qualquer outro sistema que permita isto? Veja abaixo algumas formas de utilizar estes vídeos: 

  1. Você pode mostrar imóveis ao vivo (novos ou prontos). A transmissão ao vivo pode mostrar não apenas o interior do imóvel, mas também a vizinhança, algum evento perto, a rua, e até mesmo ousar, mostrando o trajeto do novo imóvel até o atual trabalho de seu cliente; 
  2. Fazer um "plantão tira dúvidas" com algum especialista em alguma etapa ou algum imóvel, convidando todos os clientes da sua imobiliária para estar online dia x, 22h, por exemplo. 

4. Vídeos de dicas e conselhos para quem quer comprar, alugar ou vender
Como falei na dica 2, conteúdo educacional é muito importante. Que tal uma série de vídeos seus ou de sua empresa, dando dicas das principais etapas de como comprar, alugar ou vender. É uma forma fantástica do cliente ver você como um profissional diferenciado (pense, quantos corretores de imóveis fazem isto?) e principalmente, de ter confiança em você, algo fundamental em nosso negócio.

Exemplo de uso: 

Gravar vídeos com as principais dúvidas de quem quer comprar, vender ou alugar, e assim que falar com o futuro cliente, mandar um vídeo seu com estas dicas. Isto não é normal de acontecer, certamente o cliente vai pensar: "oi? Ele fez um vídeo para me ajudar?".


5. Vídeos de imóveis com oferta especial ou feirão de vendas online

Está com algum imóvel muito importante, ou que realmente está com uma super oferta? Faça um vídeo mostrando este imóvel e reforçando que é uma oferta especial, depois, envie para seus clientes que possuem perfil de compra. Assim como algumas construtoras fizeram, você também pode fazer um feirão de vendas online. 

Importante: Para que a estratégia funcione, é preciso que o imóvel realmente seja uma oferta especial, e que você faça poucos vídeos assim. Não vai funcionar se você fizer um vídeo deste tipo todos os dias. 

6. Vídeos com as melhores coisas para fazer no bairro (e também com as coisas que ninguém conhece) 

Também com o objetivo de oferecer algo a mais para seu cliente, mostrar que você é um corretor ou uma empresa diferenciada, e ampliar os seus pontos de contato com ele, aumentando as chances de fazerem negócios.

Faça dois vídeos: 
1: Um vídeo com as 10 melhores coisas para fazer no bairro que você é especialista, para os clientes novos no bairro. 
2: Um vídeo com as 10 melhores coisas para fazer no bairro, que até mesmo quem já mora pode não conhecer (afinal você é um corretor de imóveis, vive na rua, e conhece o bairro como ninguém não é mesmo?). 
Dicas: As melhores coisas pode ser desde um parque, um shopping, até mesmo um restaurante, um bolo, uma comida, etc. Importante nunca ser algo polêmico, que a pessoa pode não gostar. Nunca fale sobre religião, política, futebol, etc. 

Depois de gravados, você pode sempre enviar para seus clientes, seja via e-mail, colocando em seu site, etc. O importante é apenas contextualizar bem o envio do vídeo, para o cliente entender que foi um "mimo", um plus a mais para ajudá-lo, e que você é um corretor diferenciado. 

7. Vídeos "sobre mim"
Um dos vídeos mais legais e úteis, e que são raros os corretores e imobiliárias do Brasil que fazem. Grave um vídeo breve (máximo 2, 3 minutos) se apresentando, fale de sua experiência, bairros que atua, estatísticas de seu desempenho, etc. Resumindo, o seu futuro cliente precisa assistir, e ao término do vídeo confiar que você é o melhor corretor / empresa que ele pode contar no mundo (sim, mundo! vamos pensar grande), seja para ajudar a comprar ou alugar, ou para vender seu imóvel.


Esta estratégia também funciona para imobiliárias e construtoras, basta o vídeo ter um teor da empresa e não pessoal. Depois de pronto, o vídeo pode ser sempre enviado para cada novo futuro cliente que de fato tiveram um contato maior com você, e também disponibilizar em seu site.

8. Vídeos "uma volta no bairro"
Grave vídeos mostrando o entorno do imóvel, e os principais pontos do bairro. Este vídeo não é igual ao vídeo da dica 6, é um vídeo mais visual, não dá dicas. É útil para quem tem como principal cliente pessoas que não moram na cidade. Exemplo: Locais turísticos, cidades litorâneas e investidores de outras regiões.


9. Vídeos "estudo de caso de clientes que tiveram sucesso"
Sabe aqueles seus clientes que entraram em contato com você sem saber direito como pagar, sem saber o que queriam, e você foi lá, matou no peito e achou o imóvel perfeito? Que tal selecionar este cliente, e gravar um breve vídeo explicando como foi este processo? Vídeos case são excelentes para gerar credibilidade para você, afinal, não é você que explica o que aconteceu, e sim outra pessoa. 

Não se esqueça. Os vídeos precisam ser curtos para quem não fiquem chatos! (máximo 4 minutos). Depois de gravado, o vídeo também pode virar um material de divulgação, e você também sempre pode enviar para ganhar pontos de credibilidade na cabeça dos clientes que você está ajudando. 

10. Meeting / Convenção de Vendas Online
Que tal economizar alguns milhares de reais R$$$$ ou até milhões, e deixar de lado a convenção de vendas presencial, e fazer uma convenção online? O interessante desta estratégia, é que ao contrário das convenções tradicionais, onde normalmente apenas as imobiliárias parceiras estão presentes, é que no modo online você pode convidar todos os corretores de sua cidade.


11. Vídeos Institucionais
São vídeos que apresentam sua marca, utilizados normalmente por incorporadoras e imobiliárias. São vídeos de qualidade superior, portando mais caros e feito com planejamento, que são utilizados para "vender" a imagem de sua empresa.




12. Vídeos Evolução das Obras
Bom para incorporadoras, estes vídeos mostram em time-lapse (vídeo acelerado), como as obras estão evoluindo. Este material pode ser gravado periodicamente, e enviado para o mailing de clientes que compraram o lançamento + equipe de corretores que estão atuando na venda do empreendimento. 



13. Vídeos "how to" para o mercado imobiliário 
Para quem não sabe, "how to" são vídeos que basicamente possuem o significado de "como fazer", ou seja, são vídeo práticos, que mostram como fazer algo. Segundo dados do Google / Youtube é uma das categorias que mais crescem no mundo, principalmente no mercado imobiliário.

Em nosso segmento, você poderia falar sobre várias coisas, desde como financiar com a Caixa Economia Federal, até como escolher uma imobiliária ou como fazer uma vistoria com segurança.

14. Vídeos para recrutar corretores de imóveis
Vídeos também podem ser um forte aliado quando o objetivo é aumentar o seu time. Você pode gravar vídeos mostrando como o clima de sua imobiliária é sensacional, ou até mesmo focando diretamente em recrutamento, exemplo: "10 motivos para você trabalhar na imobiliária Mariana Imóveis". Vídeos sem dúvida tangibilizam tudo aquilo que você fala em seus anúncios ou entrevistas de recrutamento. Uma arma poderosa.



15. Pequenos vídeos imobiliários para Instagram, Whatsapp ou Snapchat 
Caso você tenha estas redes sociais, pegue pequenas partes dos vídeos criados ao longo destas dicas que dei neste post, e faça versões para seu Instagram ou Snapchat. É uma forma de manter suas redes ativas com o que já fez. Aproveite e faça o mesmo para o Whatsapp, onde você pode enviar para os clientes que está falando e que faz sentido enviar: Atenção! No Whats, cuidado para não ser um corretor chato e mandar conteúdo sem relação com o que a pessoa quer.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Postar um comentário

Comente com sua conta do Facebook