Casteval e Universidade Positivo lançam concurso para a elaboração de projeto de casa em condomínio, em Curitiba

A Casteval Construção e Incorporação e a Universidade Positivo assinaram nessa quarta-feira (31/5) termo de cooperação técnica para a realização do “Concurso de Ideias para Residência Unifamiliar em Condomínio”, que vai envolver os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil da instituição para a elaboração de estágio inicial de projeto para uma residência térrea de 250 m² num dos lotes de terreno do Condomínio Giuseppe Garibaldi, com área total de 869,41 m², localizado no bairro Santa Felicidade, em Curitiba. O condomínio conta com áreas de lazer e infraestrutura implementadas.

Portal Giuseppe Garibaldi

Salão de Festas Giuseppe Garibaldi
“Essa ação visa a auxiliar na preparação dos futuros profissionais para o mercado de trabalho, aproximando a teoria da prática, ao mesmo tempo em que vai contribuir para a inovação no canteiro de obras, por meio da busca de novas soluções para projetos e processos construtivos, bastante focados em sustentabilidade e acessibilidade”, destacou o sócio fundador da Casteval Construção e Incorporação, Osvaldir Benato.

O reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, também ressaltou a importância desse intercâmbio. “Um concurso desse tipo tem dois grandes benefícios. Evidentemente, um deles é para a Academia que ganha no sentido de envolver os alunos, inclusive com a descoberta de soluções. Para a empresa, existe a possibilidade de ela se beneficiar de alguma inovação que apareça no projeto e de integrar a universidade com a atividade empresarial”, citou.

Além da área construída da residência térrea, o projeto deve levar em conta os seguintes cômodos para a edificação: 4 quartos (sendo 1 suíte máster, 1 suíte júnior e 1 demi-suíte), 3 vagas de garagem, salas (jantar/estar), cozinha, lavabo, banheiro de empregada, quarto de empregada/ despensa, lavanderia, lareira e churrasqueira.

As propostas, em nível de estudo preliminar, deverão ser elaboradas a partir dos elementos técnicos fornecidos e deverão obedecer rigorosamente às normas brasileiras da ABNT, inclusive com acessibilidade em todos os cômodos; o Código de Obras e Edificações do Município de Curitiba e às diretrizes urbanísticas do empreendimento horizontal. As equipes inscritas farão três visitas ao empreendimento para verificação do terreno in loco.

Os projetos devem levar em consideração questões relativas à qualidade e à sustentabilidade, utilizando soluções que se traduzam em conforto ambiental e menor impacto possível, incorporando novas tecnologias para ganho em eficiência. Além dos aspectos plásticos, tecnológicos e de sustentabilidade, as soluções arquitetônicas devem privilegiar economia, agilidade construtiva, racionalização, desempenho e facilidades de operação e manutenção.

As propostas serão avaliadas por uma comissão formada pelos seguintes jurados: dois arquitetos e urbanistas da Universidade Positivo, indicados pela coordenadoria do curso; dois arquitetos e/ou engenheiros representantes da Casteval Construção e Incorporação; um engenheiro civil, professor da Universidade Positivo; um arquiteto e urbanista com escritório atuante no mercado. 

Os critérios de seleção serão: apresentação; integração com o entorno; solução funcional; design e diretrizes técnico-funcionais. Cada item poderá ser pontuado de 1 a 10 e a equipe que tiver a maior soma total será a vencedora. Todos os membros da equipe vencedora, que será a equipe com a maior pontuação geral, receberão como prêmio um ebook Kindle Amazon, 8ª geração, Tela 6’’, 4GB com WiFi.

Caso a Casteval opte pela construção de uma entre as três propostas com maior pontuação, os integrantes da equipe que tiver o projeto implementado terão a oportunidade de realizar estágio remunerado na construtora, em período determinado. Caso o projeto não seja implementado, a oportunidade de estágio será oferecida aos integrantes da equipe vencedora. 

O edital com as informações para participação ao concurso será publicado nessa quinta-feira (1º/6), no site da Universidade Positivo, com a abertura das inscrições, que seguem até 16/6/2017. A entrega das propostas pelas equipes inscritas – de três pessoas, sendo dois estudantes de Arquitetura e Urbanismo e um de Engenharia Civil - deve ser até o dia 30/7 e a divulgação dos resultados está prevista para 15/8. 

Fonte : contato@memilia.com