Pular para o conteúdo principal

ORÇAMENTO DE OBRAS SEM SEGREDOS (simples e fácil) - parte 1

As construtoras e incorporadoras foram muito afetadas pela abertura comercial, grande concorrência, mercado em geral definindo os preços, juros ainda elevados, grande pressão do poder público por qualidade e meio ambiente, além de outros fatores, que acabaram por exigir que estas empresas adequassem seus processos de gestão para viabilizar seus empreendimentos.

E, particularmente, os aspectos financeiros tomaram uma envergadura, fazendo com que a análise orçamentária tomasse um viés fundamental para os negócios.

Nos próximos posts, em virtude dos pedidos diversos no blog e nas redes sociais, tratarei deste assunto, abordando itens indispensáveis ao sucesso de sua empresa, pelo viés financeiro, particularmente para as pequenas empresas de construção.

Vamos ao tema!

Começamos pelo conceito da utilidade de um orçamento de obra. Ele serve, basicamente, para:
  • auxiliar na apresentação de projetos e soluções de obras;
  • colaborar com o planejamento executivo;
  • ajudar na definição da planilha orçamentária do contrato;
  • apoiar a contratação de mão-de-obra própria e de serviços terceirizados;
  • o Suprimentos programar, cotar e realizar seus serviços;
  • avaliar distorções de preço em relação às previsões iniciais de orçamento, a tempo de serem ainda corrigidas; e
  • permitir auditar o estágio atual de execução da obra;


Antes de entrar nos detalhes do ORÇAMENTO DE UMA OBRA, algumas questões são importantes estarem claras. Uma delas é a definição de ORÇAMENTO. Estas definições parecem-nos mais adequadas para os fins construtivos:
  •  Descrição de todas as composições de serviço devidamente quantificadas, multiplicadas pelos seus respectivos preços unitários, cujo somatório defina o custo provável da construção (apresentação final).
  • Descrição completa de todos os insumos (materiais, equipamentos e mão-de-obra) devidamente quantificados e multiplicados pelos seus respectivos preços unitários, perfazendo o custo estimado da obra (lista de compras).
  • Prever com exatidão o custo total do processo construtivo em uma determinada moeda, considerando-se os custos diretos, os custos indiretos, a época, o local da obra, as condições contratuais e todos os fatores que possam interferir no mesmo.

Outras definições, que sugiro sejam fixadas pelos leitores, antes de nos aprofundarmos no tema:
  • ESTIMATIVA é a avaliação aproximada dos custos de construção sem ter em mãos os documentos básicos necessários. Não tem previsão equivalente à do orçamento.
  • CUSTOS compõem-se de tudo aquilo que integra uma obra. Para o construtor custo é a mão de obra, os materiais, os equipamentos, enfim, todos os insumos que compõe um serviço. Para o dono da obra é o preço que ele paga pela obra.
  • CUSTO DIRETO é o custo que pode ser facilmente vinculado à execução de um determinado serviço no canteiro-de-obras (materiais de construção, equipamentos e mão-de-obra de oficiais/serventes constituem custos diretos). A contabilização dos custos diretos permitem a criação das composições de serviço.
  • CUSTO INDIRETO é o custo referente à estrutura técnico-administrativa de uma determinada obra da empresa construtora.
  • CUSTO INDIRETO CENTRAL é o custo de operação da empresa construtora, que se referem a todas as obras que estão sendo executadas dentro de um período de tempo.
  • ESPECIFICAR é descrever detalhadamente um objeto, um material ou uma maneira de executar um trabalho, de modo que dentre as variações existentes de um mesmo ramo você consiga identificar perfeitamente aquele a que quer se referir.
  • BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) é o fator multiplicador que ao ser aplicado sobre o custo direto fornece o preço ou valor total da obra. É a taxa que incorpora os custos indiretos no orçamento.



Concluimos o primeiro post sobre ORÇAMENTO DE OBRA.
Convido-o a acompanhar no blog a atualização do tema. 
Sua opinião é importante. 
Mande suas dúvidas por e-mail (ecorrea@edvaldocorrea.com.br.
Obrigado!

Comentários

  1. Obrigado. A ideia é compartilhar nossa produção na internet para que mais profissionais possam ter acesso.

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo muito esclarecedor com certeza ajudará muito quem precisa de um auxilio na hora de fazer uma construção ou reforma e mesmo aos profissionais que trabalham por conta própria.

    ResponderExcluir
  3. Olá Antonio, obrigado por prestigiar o blog. Abração.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, críticas e sugestões...
Todos os comentários são lidos e moderados.
Grato!

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Esclarecimento da CAIXA (necessidade de pavimentação para Programa Minha Casa, Minha Vida)

Os pedidos de financiamento em nome de pessoas físicas, cujas propostas já estavam aprovadas até 11.02.2011 terão tramitação normal A Caixa Econômica Federal esclarece que, para os casos de projetos habitacionais cuja produção é financiada pela CAIXA, a exigência de que o empreendimento esteja localizado na malha urbana, seja dotado de vias de acesso pavimentadas e de soluções para abastecimento de água, energia elétrica, esgoto pluvial e sanitário já prevalecia desde o lançamento do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Portanto, para esses, não houve alterações, inclusive no segmento de 0 a 3 salários mínimos (SM) com recursos do Orçamento Geral da União. Portanto, esta regra não terá nenhum impacto nos financiamentos de produção de empreendimentos no âmbito do PMCMV, tanto para o segmento de 0 a 3 SM quanto no segmento de 3 a 10 SM, pois para estes referida regra já está em vigor desde o lançamento do programa. Quanto à nova exigência, em vigor desde o dia 14, ...

Promoção de Primeiro Aniversário do Blog

O blog Acontece na Construção completa neste mês de março o primeiro ano de existência. Foram postados 170 artigos, notícias e vídeos, muitos deles polêmicos, outros curiosos e com inúmeros comentários e sugestões. Tratamos de temas como mercado, inovações empresariais, negócios, marketing digital, mídias sociais e sustentabilidade. Mas, sempre tendo como foco o setor construtivo. Nossa proposta neste canal de relacionamento é ter autenticidade, inserir opiniões e trazer temas da atualidade para discussão.  Compartilho este momento de alegria do primeiro aniversário e quero comemorar com todos. Porém, nesta data quem serão presenteados são vocês, que poderão ganhar uma vaquinha de pelúcia, símbolo da campanha que contribui para a obra social do Lar Escola Dr. Leocádio José Correia, em Curitiba - a Campanha da Vaquinha .  Paulo Goulart - divulgação Letícia Sabatela - divulgação Vaquinhas de pelúcia J. QUEST - divulgação Como particip...

Já Pensou em Morar em um Contêiner?

O contêiner, conhecido pelo uso em obras e transporte de cargas, possui várias outras aplicações, algumas extremamente inusitadas e desconhecidas do grande público. Vejam estas ideias de usos em design, engenharia e arquitetura! Fora do país o uso dos contêineres é muito comum e aqui aos poucos ganha espaço.  A proposta é utilizada no exterior, principalmente em países com tradição portuária e ajuda a solucionar problemas de sustentabilidade  e de moradia. Projeto Diferenciado No Brasil, tem sido utilizado como habitação provisória e instalações em canteiros, principalmente. Mas, dia-a-dia abre-se espaço para o uso criativo na arquitetura.  Design criativo Casa-contêiner Existem até brinquedos contêiner, como a da M112 PODHOUSE. Nas mostras Casa Cor já existem edificações utilizando contêineres.  Em Florianópolis, a   arquiteta Lívia Ferraro e seu sócio Lair Schweig, no ano passado criaram  uma casa feita a partir...