Pular para o conteúdo principal

“Corretor Global” discute mercado imobiliário atual e a eficácia da internet e redes sociais para ampliar relacionamentos

O evento ocorreu no Centro de Convenções Bolsa do Rio e buscou preparar os corretores de imóveis para atender o mercado imobiliário internacional

Os corretores de imóveis cariocas conheceram ontem (26) novas possibilidades para ampliarem seus relacionamentos e negócios participando do Corretor Global. O evento, uma iniciativa do Redimob, ocorreu no Centro de Convenções Bolsa do Rio, no Rio de Janeiro, e reuniu lideranças do mercado imobiliário, como o vice-presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (CRECI-RJ), Edécio Cordeiro, o Presidente da Cooperativa dos Corretores de Imóveis do Estado do Rio de Janeiro (CCIERJ), Manoel Teixeira; o presidente do BIB-RIO Bolsa de Imóveis; Laudimiro Cavalcanti; o presidente do CRECI-RN, Waldemir Bezerra de Figueiredo, entre outros convidados.

Capacitação: caminho para a atuação global

O evento iniciou com a exposição do presidente do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci), João Teodoro da Silva, que falou sobre o tema: “Momento Brasil, oportunidades atuais e futuras e o preparo necessário dos corretores na transformação das oportunidades e projetos em negócios”. João Teodoro ressalta que a educação é fundamental para ampliar a visão global dos corretores e enfatizou a importância do curso superior em Gestão de Negócios Imobiliários. “Temos que nos que nos especializar e buscar a formação continuada, agindo com ética, que atualmente é o principal entrave na atuação dos corretores de imóveis, principalmente entre profissionais,” ressalta.

A presidente da National Association of Realtor (NAR) para a América do Sul, Aida Turbow, foi uma das presenças mais aguardadas do evento. Aida, também palestrante do primeiro painel, falou do momento “BRIC” que o mundo está vivendo, ou seja, que os países Brasil, Rússia, Índia e China estão movendo a economia mundial e os profissionais do mercado imobiliário devem aproveitar este momento. “Nesse contexto é necessário transformar oportunidades em negócios, onde o profissional pode utilizar a sua expertise local para ampliar dimensões,” comenta.

Atuar globalmente está virando uma necessidade. A mudança do perfil do consumidor é um dos motivos, pois eles são o grande concorrente do profissional, segundo Aida. “Os consumidores do século XXI mudaram o perfil. Cerca de 90% deles estão presentes na internet e quando procuram o corretor de imóveis, sabem exatamente o que querem. Por isso os corretores de imóveis devem estar um passo a frente dos consumidores que sabem tanto quanto eles,” explica.

Tecnologia como aliada

No segundo painel, os corretores de imóveis conheceram novas possibilidades para fazer da tecnologia e das redes de relacionamento o seu grande aliado para auxiliar na expansão dos seus relacionamentos. O primeiro painelista a debater o tema foi o diretor executivo e co-fundador do Portal VivaReal, Diego Simon, que destacou a internet como a porta de entrada para a realização dos negócios. “A internet é a única opção de busca para investidores estrangeiros em um primeiro momento e é a forma de conectar compradores e vendedores do mundo todo,” ressalta. 

Para se especializar em atendimento aos corretores estrangeiros, Simon destaca algumas ações que podem ser executadas. “É importante comunicar claramente sua forma de trabalho, conhecimento sobre legislação de imigração no Brasil e pesquisar sobre o próprio mercado para transmitir segurança ao investidor. Também é importante comprometer-se a acompanhar a compra até sua conclusão, pois com os trâmites burocráticos, é muito comum que haja desistência de atender o cliente estrangeiro,” ressalta.

Redes sociais: o passo para a credibilidade

O Gestor do Redimob, Leonardo Stuepp Jr. encerrou o debate do segundo painel, no qual falou sobre a importância da presença dos corretores de imóveis nas redes sociais. “As redes sociais são uma das ferramentas mais práticas para a atuação global do corretor de imóveis. Esse ecossistema possibilita que os usuários compartilhem suas informações, se relacionem e consequentemente realizem negócios globalmente,” comenta.

Stuepp Jr. comenta que nesse contexto global, o nível do sucesso profissional está aliado à sua rede de relacionamentos. “Nunca foi tão fácil se conectar. As redes sociais geram credibilidade, integram soluções, potencializam atuação, maximizam conexões. E todo esse aperfeiçoamento visa a maturidade do mercado, que deve aliar ações on e offline para maior crescimento,” finaliza. 

Para se especializar em atendimento aos corretores estrangeiros, Simon destaca algumas ações que podem ser executadas. “É importante comunicar claramente sua forma de trabalho, conhecimento sobre legislação de imigração no Brasil e pesquisar sobre o próprio mercado para transmitir segurança ao investidor. Também é importante comprometer-se a acompanhar a compra até sua conclusão, pois com os trâmites burocráticos, é muito comum que haja desistência de atender o cliente estrangeiro,” finaliza.

Fonte:
Assessoria de Imprensa REDIMOB
Thatiana Sousa Sestrem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Esclarecimento da CAIXA (necessidade de pavimentação para Programa Minha Casa, Minha Vida)

Os pedidos de financiamento em nome de pessoas físicas, cujas propostas já estavam aprovadas até 11.02.2011 terão tramitação normal A Caixa Econômica Federal esclarece que, para os casos de projetos habitacionais cuja produção é financiada pela CAIXA, a exigência de que o empreendimento esteja localizado na malha urbana, seja dotado de vias de acesso pavimentadas e de soluções para abastecimento de água, energia elétrica, esgoto pluvial e sanitário já prevalecia desde o lançamento do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Portanto, para esses, não houve alterações, inclusive no segmento de 0 a 3 salários mínimos (SM) com recursos do Orçamento Geral da União. Portanto, esta regra não terá nenhum impacto nos financiamentos de produção de empreendimentos no âmbito do PMCMV, tanto para o segmento de 0 a 3 SM quanto no segmento de 3 a 10 SM, pois para estes referida regra já está em vigor desde o lançamento do programa. Quanto à nova exigência, em vigor desde o dia 14, ...

Promoção de Primeiro Aniversário do Blog

O blog Acontece na Construção completa neste mês de março o primeiro ano de existência. Foram postados 170 artigos, notícias e vídeos, muitos deles polêmicos, outros curiosos e com inúmeros comentários e sugestões. Tratamos de temas como mercado, inovações empresariais, negócios, marketing digital, mídias sociais e sustentabilidade. Mas, sempre tendo como foco o setor construtivo. Nossa proposta neste canal de relacionamento é ter autenticidade, inserir opiniões e trazer temas da atualidade para discussão.  Compartilho este momento de alegria do primeiro aniversário e quero comemorar com todos. Porém, nesta data quem serão presenteados são vocês, que poderão ganhar uma vaquinha de pelúcia, símbolo da campanha que contribui para a obra social do Lar Escola Dr. Leocádio José Correia, em Curitiba - a Campanha da Vaquinha .  Paulo Goulart - divulgação Letícia Sabatela - divulgação Vaquinhas de pelúcia J. QUEST - divulgação Como particip...

Já Pensou em Morar em um Contêiner?

O contêiner, conhecido pelo uso em obras e transporte de cargas, possui várias outras aplicações, algumas extremamente inusitadas e desconhecidas do grande público. Vejam estas ideias de usos em design, engenharia e arquitetura! Fora do país o uso dos contêineres é muito comum e aqui aos poucos ganha espaço.  A proposta é utilizada no exterior, principalmente em países com tradição portuária e ajuda a solucionar problemas de sustentabilidade  e de moradia. Projeto Diferenciado No Brasil, tem sido utilizado como habitação provisória e instalações em canteiros, principalmente. Mas, dia-a-dia abre-se espaço para o uso criativo na arquitetura.  Design criativo Casa-contêiner Existem até brinquedos contêiner, como a da M112 PODHOUSE. Nas mostras Casa Cor já existem edificações utilizando contêineres.  Em Florianópolis, a   arquiteta Lívia Ferraro e seu sócio Lair Schweig, no ano passado criaram  uma casa feita a partir...