@edvaldocorrea
Autodesk e cidade de Paris lançam competição de design para repaginar a região da Catedral de Notre-Dame Autodesk e cidade de Paris lançam competição de design para repaginar a região da Catedral de Notre-Dame

Autodesk e cidade de Paris lançam competição de design para repaginar a região da Catedral de Notre-Dame

A empresa de tecnologia já apoiou a revitalização de outros importantes ícones arquitetônicos na França

Depois que a Catedral de Notre-Dame de Paris foi atingida por um incêndio em 2019, a “Cidade Luz” está empenhada na sua reconstrução. Paralelamente a essa missão, o governo local resolveu investir em uma competição internacional de design para repaginar a região.

A Autodesk, empresa referência mundial em software para projetos, é quem vai fornecer expertise tecnológica durante toda o projeto, que inclui a criação de um modelo 3D da área existente em torno da catedral, permitindo que as equipes compreendam melhor as restrições dos arredores e criem suas propostas finais de design.

Quatro equipes concorrentes serão selecionadas de um total de 39 participantes e terão à disposição o modelo real da área, criado a partir das soluções em 3D com suporte da metodologia BIM (Modelagem de Informação da Construção, na sigla em inglês) da Autodesk. A ideia é que eles elaborem seus projetos propondo novos espaços que permitam aos parisienses e turistas apreciarem a rica história e herança de Notre-Dame.

Em outro momento, a Autodesk já apoiou a revitalização de outros importantes ícones arquitetônicos na França, como o pátio da Torre Eiffel, com uma competição semelhante a esta feita em 2018.

Nicolas Mangon, vice-presidente de Estratégia de Negócios da Autodesk, comemorou a iniciativa: “Estamos orgulhosos em continuar colaborando com a cidade de Paris e servir como parceira de tecnologia para a revitalização da área em torno da catedral de Notre-Dame. Utilizando design 3D de ponta, metodologia BIM e tecnologias de engenharia, a cidade de Paris está preservando seu legado histórico em forma digital e, por meio desta competição, criando espaços que serão aproveitados pelas futuras gerações”, disse.

O software 3D da Autodesk será utilizado também para gerar passeios virtuais para cada um dos projetos, bem como um modelo interativo final, além de um tour virtual do projeto vencedor. Por fim, a previsão é que as obras comecem em 2024 e sejam concluídas em 2028.



Fonte: B9


Sobre o autor:
Edvaldo Corrêa é Graduado em Tecnologia da Construção Civil pela UTFPR, Licenciado em Educação Profissional pela UFPR, Pós-graduado em Gestão de Escolas Técnicas pela UFSC; Técnico em Gestão de Negócios Imobiliários pelo IBREP e Técnico em Edificações pela UTFPR. Atua no mercado desde 1990, tendo trabalhado em grandes empresas como SENAI, SEBRAE, IVAI, PINI, Grupo Noster, Pioneira da Costa e Tecverde, em cargos técnicos e executivos.

Em paralelo, profere, há anos, palestras sobre temas relacionados a indústria imobiliária em sindicatos, associações, conselhos regionais, empresas privadas, congressos, fóruns setoriais e universidades. Também escreve como convidado para revistas e portais como Imóvel Magazine, Invest USA 360, Destaque Imobiliário, Imóveis News e Instituto IBEI. Junto com Daniel Rosenthal é curador e organizador do Digital Real Estate Brazil.

Áreas de Atuação:
  • Incorporação Imobiliária;
  • Diagnóstico e Gestão Empresarial;
  • Impulsionamento Estratégico;
  • Comunicação e Vendas;
  • Empreendedorismo;
  • Conselho Familiar e Startups;
  • Estudos de Mercado; e
  • Cadeia Produtiva da Construção.
Veja o perfil completo no Linkedin.

0 Comentários