Visita a Maior Fábrica de Casas Industrializadas da América Latina (ALEA)

Esta semana visitei a Alea, em Jaguariúna/SP, a maior fábrica de casas industrializadas da América Latina, com capacidade de fazer uma unidade na esteira a cada 36 minutos. Os equipamentos são da sueca Randek

Em 2026, a meta da empresa é entregar dez mil casas em woodframe por ano sendo o braço offsite da Construtora Tenda para atender cidades de pequeno e médio portes com projetos de condomínios e loteamentos (a capacidade total da fábrica é de 10 mil casas ano). Os projetos prevêem plantas de 44 e 47 m2, com dois quartos. 

As peças são produzidas na fábrica da construtora e de lá são transportadas (cada caminhão leva duas casas) para os canteiros de obra, onde são montadas e recebem acabamentos. São entregues unidades independentes (isoladas), em condomínio fechado e com alta tecnologia. 

É um produto final de qualidade, com processos de produção limpos e excelente performance de vendas. Os primeiros empreendimentos estão sendo entregues no Estado de São Paulo e a empresa deverá escalar rapidamente.

Desejo sucesso aos envolvidos neste projeto visionário e de muita coragem (entre 300 e 400 milhões de reais). E que possa ser um exemplo do que queremos para o nosso setor. Mais eficiência, maior qualidade, minimização de riscos, desperdício zero e muito mais.


Modelo de Casa ALEA

Modelo de Casa ALEA

Fábrica ALEA Jaguariúna Divulgação


Fábrica ALEA Jaguariúna Divulgação