Edifício com inovação construtiva vence terreno com 10 metros de declive e preserva araucária no centro do lote
![]() |
Euclides, no Champagnat: localização especial, muita área verde, araucária preservada e desafio estrutural em declive. Foto: Divulgação |
A Casa L`Espace recebeu mais de 120 convidados, entre clientes, fornecedores, arquitetos e corretores, para o lançamento nesta quinta-feira, dia 16, do Euclides, empreendimento imobiliário que reúne vários atributos de valor para o mercado: localização em área privilegiada do bairro Champagnat, conservação de uma araucária no terreno e soluções construtivas inovadoras. O Euclides reúne a L`Espace Incorporadora, tem projeto assinado pela Arquea Arquitetos e construção da Cron Engenharia Construtiva.
O edifício, que começou a ser construído neste segundo semestre de 2024, está localizado na região das praças da Espanha, Ucrânia e 29 de Março, num terreno com declive de 10 metros. O desafio do terreno tornou o projeto ainda mais interessante. “Chegamos ao melhor resultado com maturidade e segurança”, disse Fernando Caldeira de Lacerda, arquiteto responsável pelo projeto e sócio do Arquea Arquitetos.
“A equipe da Arquea venceu o desafio proposto tanto do ponto de vista técnico quanto criativo”, completou Alexandre Dely, sócio da L'Espace Incorporadora, ao explicar que os profissionais abordaram complexidades como o acentuado declive do terreno e a preservação de uma araucária com inteligência, resultando em um projeto que reflete a combinação entre o construtivo e a visão estética apurada.
Para tanto, foram criadas “placas de transição”, substituindo as tradicionais vigas de transição. Estas placas distribuem a carga estrutural de forma eficiente, reduzindo o peso e o custo da estrutura, enquanto conferem uma estética elegante. Elas compõem um ambiente harmonioso, permitindo que quem chegue no hall de entrada no térreo tenha a grata surpresa de uma vista para a araucária.
As plantas dos apartamentos foram projetadas para que os quartos ficassem no miolo do prédio, onde é mais calmo e quieto. Já as áreas de convívio, como sala, varanda e cozinha, ficaram voltadas para as vistas mais animadas e livres, de frente para a rua e para a parte de trás do terreno.
O Euclides é um edifício com 11 pavimentos, sendo 3 subsolos, térreo, 6 pavimentos e o andar da cobertura. Possui no total 28 apartamentos. O terreno apresenta um declive de cerca de 10 metros e uma araucária no meio do lote, o que definiu a necessidade de uma organização cirúrgica das plantas e da estrutura.
A relação entre casa e cidade foi garantida de forma original, transformando a varanda em uma grande floreira, que pode abrigar grama, flores, arbustos e temperos.
Com 20 anos de atuação no mercado curitibano, a L’Espace cria empreendimentos junto a escritórios renomados de arquitetura, a exemplo dos edifícios blōma (no Ecoville, com assinatura de Angelo Bucci) e Verdigris (no Bigorrilho, com projeto arquitetônico de Marcos Bertoldi).
![]() |
Luciano Plugge, da Cron, e Margeli Acosta, da L`Espace Incorporadora Crédito: divulgação |
![]() |
Alexandre Dely, sócio da L`Espace, com Jairo Sera Tkachechen , da Lopes Home, e Cristiano Viana, da Sym Imóveis Crédito: divulgação |
Ficha técnica do Euclides
Arquitetura, interiores e paisagismo: Arquea Arquitetos
Construção: Cron Engenharia
Imagens: Thiago Augustus
Localização: Rua Euclides da Cunha, 1278, próximo à Praça da Ucrânia e Prestinaria
Quantidade de unidades: 28 apartamentos, 2 coberturas e 2 gardens em bloco único. Unidades tipo, garden e cobertura de 2 a 3 dormitórios com plantas entre 82 e 180m²
Sobre a L´Espace Incorporadora
Somos uma incorporadora mais humana. Nossa convicção e inspiração para criar imóveis verdadeiramente relevantes para as pessoas é o que nos torna diferentes. Para nós, o processo de incorporação imobiliária se inicia antes da aquisição do terreno. Começa a partir da observação de pessoas reais - como os futuros moradores -, ouvindo sobre seus sonhos, desafios, expectativas e necessidades. A partir desta visão, nascem os empreendimentos L´Espace, concebidos como espaços inspiradores, sintonizados, notáveis e responsáveis, focados no ser humano e projetados por cm².
0 Comentários
Deixe aqui seus comentários, críticas e sugestões...
Todos os comentários são lidos e moderados.
Grato!