CRESCIMENTO E QUALIDADE NO SETOR DA CONSTRUÇÃO DO PARANÁ

O setor da construção civil deve registrar uma forte expansão nos próximos anos, com um crescimento econômico acima do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Esse cenário promissor é fruto de incentivos fiscais e políticas do Governo Federal, de oportunidades decorrentes de uma demanda reprimida na área habitacional e da prestação de serviços especializados para eventos esportivos e indústrias.

O Paraná, principalmente a partir dos anos de 1990, tornou-se referência nacional no setor, com sindicatos, associações e empresas estruturadas, com um rol de projetos de sucesso, sempre apoiados pelo SEBRAE/PR. Mas, as recentes mudanças do ambiente competitivo, tornaram necessárias readequações nos modelos de negócios das empresas, face às exigências dos consumidores e à grande quantidade de empresas disputando o mesmo mercado. Assim, o SEBRAE/PR optou por apoiar ações com foco em qualidade construtiva e consolidação das redes de negócios dos diversos elos que compõem a cadeia produtiva.

Essa escolha estratégica direciona o setor da construção civil do Estado para o desenvolvimento de produtos adequados às normas técnicas vigentes e às necessidades do mercado, com forte agregação de valor aos clientes finais. Desse trabalho, surgem várias iniciativas cujos esforços das direções das empresas para sensibilizar o seu quadro funcional para práticas de qualidade resultam em certificações como o PSQ ou PBQP-H, para citar dois exemplos.

Mas, estamos cientes de que existem vários outros desafios para o setor, desde a necessidade de inovação tecnológica, industrialização da cadeia produtiva, maior qualificação dos trabalhadores até o apoio ao processo de formalização das empresas.

O SEBRAE/PR desenvolveu soluções específicas e adequadas às pequenas empresas e no setor da construção civil, em cinco grandes projetos regionais, nos quais são atendidos mais de 1.500 empresas. Procure um escritório do SEBRAE/PR, descubra as vantagens e benefícios de ser um cliente e faça parte do Programa!

O Programa Estadual de Desenvolvimento do Setor da Construção Civil do SEBRAE/PR - "Construindo o Paraná', também trabalha esses temas e conta com o apoio dos principais agentes intervenientes do setor. O Programa possui o papel de auxiliar os empresários a buscarem sempre a melhoria dos seus produtos e processos, com base na qualidade construtiva e na geração de negócios sustentáveis.