BLOG : NOVIDADES E TENDÊNCIAS DA FEICON 2010 - parte 3 (última)

Para concluir os posts sobre a FEICON, trazemos hoje mais algumas inovações do setor apresentadas neste que é o maior evento da América do Sul para a construção civil.

Uma das empresas que a muito tempo não tinha contato era a DIMIBU http://www.dimibu.com.br/, de São Paulo . A empresa fabrica formas de papelão com excelente qualidade, com uma grande diversidade de formas e diâmetros. É um sistema 100 % reciclável, leve e não necessita de impermeabilização e dispensa travamentos.




Uma boa iniciativa desta FEICON foi abrir o espaço para iniciativas voltadas ao terceiro setor. Logo na entrada da feira, a ONG latino-americana Um Teto Para Meu País http://www.umtetoparameupais.org.br/ mostrou seus trabalhos voltados à auxiliar comunidades de regiões marginalizadas a partir da construção de moradias emergenciais e programas de habitação. Parabéns aos organizadores e à ONG... é uma mobilização de jovens estudantes que ajudam a mudar a realidade da América do Sul no segmento habitacional.

Por sua vez, a Gerdau http://www.gerdau.com.br/ retornou com sua proposta de construção modular a partir de aço laminado. Boa alternativa e que possui grande versatilidade, bom custo e rapidez. Na prática, são módulos pré-calculados e pré-definidos, que permitem flexibilidade para vários tipos de obras.

Das iniciativas do pavilhão italiano, gostei do conceito da EASYKITCASA, da Itália. É um sistema novo e revolucionário de construir. Com estrutura em PVC e aço, a construção pode ser montada antecipadamente e transportada. Disponível em várias cores e características, resistente ao vento, ao fogo e à sismicidade. Mais em : http://www.easycasa.com/ . Também a empresa francesa TERREAL trouxe uma proposta interessante de revestimento de fachadas. Com um custo ainda não muito convidativo, posiciona-se como um produto com maior valor agregado. Sua linha de produtos trabalha com uma proposta que facilita a instalação, possuem bom isolamento térmico e grande beleza estética. Procuram parceiros no Brasil... http://www.terrealfacade.com/



Por fim, a TDSTRUCTURE trouxe um sistema construtivo moderno e inovador. Consiste em uma estrutura espacial de aço treliçada constituída por componentes tridimensionais, reforços, ângulos de curvas e uma tela fina. Estes componentes são montados para a execução de toda a obra, inclusive o teto. A empresa francesa possui uma equipe técnica altamente qualificada e procura parceiros no Brasil para implementação deste projeto. A técnica dispensa a utilização de equipamentos pesados e necessita de mão-de-obra pouco qualificada. Já possuem o conceito de garantia de propriedades térmicas, acústicas e parasísmicas. Aplicado ainda em pequenas obras, é adaptável a paredes curvas e permite aplicar a criatividade. Mais informações em: http://www.tdstructure.com/




Um bom final de semana a todos. Continuem acompanhando os posts ou diretamente pelo twitter (http://www.twitter.com/edvaldocorrea) .