Quantos às mídias sociais o número de visitantes também é impressionante. Observe:
- Orkut (30 milhões);
- Windows Live Profile (12, 5 milhões);
- Facebook (9 milhões); e
- Twitter (8,6 milhões).
E SUA EMPRESA, INVESTE NESTAS FORMAS DE NETWORKING E MÍDIAS SOCIAIS PARA ATINGIR RESULTADOS? LEMBRO QUE A CONTRAÇÃO DE WEB DESIGNERS, TER UM SITE E A COMPRA DE BANNERS OU LINKS PATROCINADOS EM UM PORTAL DE BUSCA DE IMÓVEIS SÃO INSUFICIENTES.
Bom começo, claro. Mas, em geral o investimento no chamado marketing “on line” é praticamente nulo e pode ser perigoso investir na internet sem um bom planejamento e estrutura adequada. Prepare-se para atender bem e rápido seu cliente. Caso contrário, certamente ele irá em busca de novas opções.
Existem inúmeros sites de empresas com número reduzido de acessos e cuja estrutura pouco agrega aos clientes e aos negócios. Para nossa surpresa, existem sites onde mesmo os telefones e endereço de contato estão desatualizados.
Abaixo, dou algumas dicas de como aplicar o marketing “on line” em sua empresa, com custo reduzido:
- Usar o marketing viral utilizando-se das mídias sociais adequadas. Ex: um vídeo de seu empreendimento no youtube, que possa ser compartilhado no twitter, blog e facebook;
- participar em mídias sociais com credibilidade e que possam trazer resultados para seu negócio. Avalie o perfil de sua empresa x perfil da mídia social;
- fazer uso de sua assessoria de imprensa, motivando-o a usar a internet. Caso sua empresa ainda não tenha uma, contrate por projeto (ou empreendimento);
- aplicar e monitorar o e-mail marketing e que não configurem SPAM;
- otimizar o seu site para ficar “no topo do google”, usando o “Search Engine Optimization”;
- integrar as mídias tradicionais com as mídias sociais. Ex: divulgar em um jornal impresso o endereço de contato para um chat “on line” de suporte a venda de imóveis;
- pesquisar e monitorar intensamente o perfil de seu consumidor nas diversas redes de relacionamento e entender as suas necessidades;
- não descuidar da sua marca. Dê a devida atenção à ela. Deixar fotos atualizadas, cuidar com a ortografia... Ex: nada de “ovinho ou pássaro” na foto do twitter.
- monitorar o que estão falando de sua empresa e seus produtos nas mídias sociais;
- sua empresa já tem um blog? É uma ótima forma de interagir com clientes. Tem baixo custo, mas exige tempo e dedicação; e
- sua empresa já usa o google analytics? Caso negativo, já está na hora de aprofundar-se no assunto.
Se, por ventura, você desconhece alguns termos citados acima, é motivo de atenção e preocupação. Existem empresas que ainda não acordaram, mas ainda há tempo... pouco tempo... para inserir-se no meio digital.
Pensem nisto!
Artigo elaborado para o blog parceiro - INSTITUTO IBEI.