Em Dubai, nos Emirados Árabes, fica o edifício mais alto do mundo – o Burj Khalifa Bin Zayid, que antes tinha o nome de Burj Dubai. Tem 828 metros de altura e demorou quase 6 anos para ser concluído (2004-2010). O arranha-céu está dentro de um complexo de 2 km², chamado Downtown Burj Dubai.
O projeto é do escritório de arquitetura Skidmore, Owings and Merrill, cuja sede é em Chicago. A responsabilidade da obra ficou por conta das empresas de engenharia Samsung Engineering & Construction, a Besix e a Arabtec. O valor das obras ultrapassou os impressionantes 4 bilhões de dólares e os preços de venda estão sendo praticados a cerca de 43 mil dólares para os espaços corporativos e 37 mil dólares para os espaços residenciais.
Burj Khalifa |
Algumas curiosidades (wikipedia e site da Council on Tall Buildings and Urban Habitats):
1) São 163 pisos, 58 elevadores, 2957 vagas de estacionamento, 900 apartamentos e 304 quartos de hotel.
2) Possui um posto de observação a 442 metros de altura.
3) A quantidade de janelas de vidro colocadas no Burj Khalifa daria para fechar 20 estádios de futebol e 30 de futebol americano.
4) A quantidade de energia elétrica usada no Burj Khalifa é equivalente ao gasto de 500 mil lâmpadas de 100 watts ao mesmo tempo.
5) O edifício possui o peso equivalente de 100 mil elefantes.
6) Necessita de 1 milhão de litros de água por dia.
7) A antena do edifício pode ser vista a cerca de 100 km de distância.
8) Possui um dos dois hotéis de 7 estrelas do Mundo – o Accor Ar'Kalifa, dos andares 75 a 88.
9) Visto de cima, o edifício forma uma flor-de-lótus, sagrada no Oriente.
10) Para limpar todas as janelas de Burj Khalifa, seriam necessários, pelo menos, 4 meses.
11) Com o aço que foi preciso para construir o prédio daria para construir uma estrada percorrendo 1/4 da superfície terrestre (Dos Estados Unidos ao Oriente Médio).
Burj Khalifa |
Quadro de edifícios mais altos do mundo |
Quer saber saber quais são os 100 edifícios mais altos do mundo? Veja estas estatísticas! Ou conheça os critérios adotados pelo Council on Tall Buildings and Urban Habitats.