Blog: Mobilidade na construção civil (convidado)

Com o mundo e os serviços cada vez mais digitais, as pessoas começam a viver uma nova realidade - que já vem acontecendo há alguns anos, mas só agora parece realmente fazer parte da nossa rotina diária - a da mobilidade. Mobilidade é a possibilidade de acessar informações e conteúdos na internet a partir de um dispositivo móvel (laptops, tablets e smartphones). E essa tendência, como não poderia deixar de ser, invadiu o mundo dos negócios.

Equipes de vendas já têm desfrutado dos recursos da mobilidade para a agilidade dos pedidos e obtenção de informações de relacionamento com os clientes. A evolução da tecnologia agora permite que outros departamentos nas organizações sejam beneficiados. E isto tem gerado forte impactado na indústria da construção.

Devido a característica operacional distribuída, construtoras e incorporadoras sempre tiveram dificuldades em aplicar efetivamente a tecnologia da informação. A evolução de hardware, na forma de tablets e softwares disponíveis na web (cloud computing) permite que, com baixo esforço e investimento em softwares de controle, gestão e processos sejam utilizados de forma efetiva em canteiros de obra e estandes. Os benefícios incluem a redução do ciclo de compras, agilidade na aprovação de faturas e cobranças, melhor documentação da qualidade de obra, melhor gestão da base de clientes potenciais, entre outros.

Neste cenário, o crescimento no setor da construção civil acontece por melhorias, não apenas na melhor capacitação mão de obra e novos processos construtivos, mas também no uso de ferramentas tecnológicas que garantem uma visão macro do negócio com otimização de processo e pessoas.


Artigo elaborado por Marcus Anselmo -  especialista em TI e gerente comercial da Softplan/Poligraph

Informações para a imprensa:

Dialetto Comunicação Estratégica - (11) 2107.2716
Giselle Hoffmann e Rodrigo Lóssio