Dicas para decoração de sobrados

Após adquirir um imóvel, a próxima realização pessoal é organizar os ambientes da casa de tal modo que se adaptem à sua rotina e estilo de vida. A decoração de casas, apartamentos e sobrados varia de acordo com o tipo do imóvel e a cultura local. Decorar uma casa no Sul do Brasil requer objetos e artifícios diferentes dos apropriados para a decoração de uma casa no Nordeste, por exemplo. 


Com os sobrados, o procedimento é basicamente o mesmo e até se intensifica. Peguemos a capital paranaense como base: em se tratando de sobrados Curitiba possui um fluxo muito intenso de compra, venda e construção. Aliada à demanda do mercado imobiliário está a do ramo de decoração, muito valorizado na cidade. 

O curitibano é um povo criativo e tem o hábito de decorar e enfeitar os ambientes do lar com autonomia. A decoração de sobrados em Curitiba costuma ser moderna e variar conforme as tendências. Entretanto, há algumas dicas básicas de decoração que estão sempre em alta e são muito bem recomendadas pelos paranaenses para serem aplicadas em qualquer região do país. 

O piso 
Recomenda-se o uso de pisos de madeira ou revestimentos que não retenham muito pó ou sujeira. O uso de carpetes já não é tão comum nos dias de hoje devido aos vários problemas alérgicos, principalmente relacionados à poeira e ácaros, que grande parcela da população possui. A aplicação de azulejos ou porcelanato de tons claros dá grande ganho estético ao ambiente, porém, lembre-se de que o cuidado com a limpeza terá de ser um tanto maior. Para amenizar, ocupar espaços vazios com tapetes é uma dica que nunca sairá de moda! 

As paredes 
O grande segredo para a decoração de paredes é fazer uso da praticidade e diversidade de estampas de papel de parede. Compor ambientes unindo paredes pintadas a papéis de parede coloridos é um conselho indicado para quaisquer que sejam os cômodos da casa. O contraste do branco com tons quentes e frios moderniza o espaço. 

Para ambientes pequenos, o ideal é aplicação de grandes espelhos. Além de favorecer a iluminação natural do cômodo, o espelho passa a nítida sensação de aumentar o espaço, tornando o ambiente mais agradável e aconchegante. 

Os móveis 
Se a renda permitir colocar móveis planejados, opte por modelos e cores que favoreçam a dimensão e disposição de cada cômodo. Ao planejar, é importante recordar-se dos móveis ou aparelhos eletrônicos que já possua e continuará usando, assim poderá incorporá-los ao projeto e aproveitar melhor o espaço. 

Caso o orçamento esteja mais apertado, reaproveitar os móveis antigos é a melhor solução. A pintura com tinta ou spray dá um ar de modernidade e estilo a acessórios antigos. Fazer composições de almofadas e vasos por entre a disposição dos móveis dá um toque final de elegância ao ambiente.

Artigo elaborado por Letícia Maria Gomes