Blog: Quem está querendo controlar a Gafisa?

Os rumores sobre uma possível compra de ações da Gafisa por um fundo de pensão internacional, que visa controlá-la, tornaram-se mais fortes esta semana. A empresa, líder do mercado imobiliário nacional, vinha apresentando quedas sucessivas de suas cotações e teve recuperação no pregão desta última terça- feira, com alta de 6% (cotação a R$ 4,77), liderando o desempenho entre as empresas que compõem o Ibovespa.  

Mas, o fato é que as ações da Gafisa chegaram a cair 52% nos últimos 365 dias e mais da metade destas estão nos Estados Unidos. O fraco desempenho da Tenda possui grande impacto neste resultado ruim. E, neste cenário, cogita-se uma oferta para controlar a companhia por um fundo, onde o nome do bilionário SAM ZELL aparece juntamente com a GP Investimentos (líder em Private Equity) no topo da lista de prováveis compradores.



A Isto É , o Brasil Econômico, a Exame e especialistas do setor, desde a última semana vem apresentando a conta-gotas informações sobre uma possível transação. Interessante que Sam Zell já foi acionista da Gafisa e quando observou que suas ações (2,7% do total) chegaram a um limite acabou as vendendo na totalidade. Outro fato marcante é que no início deste mês o magnata já adquiriu o controle do Grupo Thá, outra grande do setor.

A dificuldade neste tipo de negociação está no fato que as ações são pulverizadas entre vários acionistas, que possuem percentuais de cotas bem reduzidas. E uma oferta teria que ser feita para 100 % da carteira.

A Assessoria de Imprensa da Gafisa não quer comentar o assunto. Então, temos que aguardar o desfecho.