Blog: 6º FORO URBANO MUNDIAL - Nápoles - Itália


As Nações Unidas e a Itália realizarão de 1 a 7 de setembro de 2012 a 6ª edição do FORO URBANO MUNDIAL. O evento acontecerá na cidade de Nápoles e terá como temática O Futuro Urbano, escolhida para lembrar a todos a velocidade do processo de urbanização. Hoje, metade da população global vive nas cidades e estudos mostram que as cidades em breve abrigarão dois terços da humanidade.

Temos que planejar melhor nossas cidades, garantir uma boa governança urbana e investir na melhoria de serviços básicos e de habitação. Em paralelo, economizar energia, preservar o meio ambiente, reduzir a poluição e lidar com a dimensão urbana da mudança climática.

Para as Nações Unidas, nós precisamos coordenar estas atividades e recursos para ter cidades mais inteligentes, preparando para gerações futuras e, especialmente, para os bilhões de pessoas que vivem em favelas e outras casas sem condições dignas em todo o mundo .

Nápoles, a cidade anfitriã, tem muito a ensinar pelos séculos de cultura e sabedoria acumuladas. Fica na região da Campania e tem cerca de 1 milhão de habitantes, sendo a  terceira cidade mais populosa da Itália. Quanto ao fórum, promete ser uma reunião decisiva para o futuro do nosso planeta, principalmente quanto ao futuro das cidades.