Compra Coletiva de Imóveis.. Ou Melhor, Loteria?

Com a crise imobiliária europeia observamos várias iniciativas de empresas e corretores para "desovar" seus estoques. Uma delas é do empreendedor francês Léonard Simpatico, que tem mais de 20 anos de experiência profissional no segmento.

Basicamente trata-se de uma loteria pela internet. E a fórmula adotada por ele para "fugir das restrições legais" foi criar um site de compras coletivas. Com modestos 10 euros os "jogadores" (ou "compradores") fazem seu lance. A casa é comprada por todos aqueles que participam e ela fica com o ganhador do sorteio.

Quem quiser oferecer o seu imóvel pode cadastrá-lo no site da empresa e os próprios usuários decidem os imóveis que serão rifados. A empresa adquire as casas escolhidas e depois é feito o sorteio entre quem comprou as cédulas correspondentes aos 10 euros. 




Quando o valor das cédulas cobrem o valor do imóvel faz-se finalmente o sorteio. Há um oficial de justiça que acompanha o processo. Na França já foi feita esta operação. Quem sabe a "moda pega"...

Site - exemplo
Vejam exemplo de anúncio e alguns vídeos (em francês). Muito interessante! 

Será que daria certo no brasil? Existe legislação que cubra este tipo de iniciativa?
"Loteria grátis"? Jogo de azar "on line"?

Outdoor 

OBS: em 2017 Leonard Simpatico foi preso por fraude.




Mais informações em http://www.simpatico-group.com/fr/