Cintec discute soluções para cidades interconectadas, redes elétricas inteligentes e tendências na gestão de obras

O Congresso de Inovação Tecnológica (Cintec Construção Civil, Arquitetura e Urbanismo), realizado pela Sociesc, de 2 a 4 de outubro, na Expoville. “O Cintec se destaca pelos seus mecanismos diferenciados de transferência de tecnologia e inovação tecnológica, intensificando o relacionamento entre profissionais da indústria e da academia, de forma a responder com velocidade e flexibilidade aos anseios da sociedade”, aponta Luiz Roberto Sniecikovski, coordenador do Congresso.

Dia 2 de outubro, às 19h30, o Cintec inicia com entrada franca para a palestra “Perspectivas para o Brasil 2013/2014”, com Paulo de Andrade Nascentes da Silva, vice-presidente da Tigre Tubos e Conexões. Paulo é graduado em Engenharia Civil pela PUC-RJ e possui Mestrado em Negócios Internacionais pela City University de Londres. Com 32 anos de experiência, sua trajetória profissional inclui empresas como Cervejaria Brahma, Christiani Nielsen Engenharia e Tecnosolo S.A. Ao longo de sua carreira, passou pelas áreas financeira, fabril, logística, vendas, marketing e projetos de fusões e aquisições.

Em 3 de outubro, começam as palestras técnicas, às 18h30, com o tema “Soluções para cidades interconectadas”, abordado por Antonio Carlos Canova, da IBM. Ele possui graduação em Análise de Sistemas, com especialização em Marketing. Trabalha há 22 anos na IBM e nos últimos 4 anos trabalhou como executivo para Expansão Geográfica, especialmente voltado para o desenvolvimento do ecossistema IBM da Região Sul. Atuou na divulgação das estratégias da IBM, entre elas Smarter Planet e Smarter Cities, em todos os setores: governo, mídia, entidades de classe, universidades e empresas. Atualmente trabalha em um projeto estratégico, sendo responsável pelo desenvolvimento de alianças e modelos de negócios com empresas.

Às 19h15, o Cintec segue com a palestra “Estudo dos efeitos da implementação de tecnologias de redes elétricas inteligentes (smart city) - cidade inteligente Búzios”, ministrada por Weules Fernandes Correia, da Ampla. O palestrante abordará o desenvolvimento de novas tecnologias, aplicação e tecnologias de redes inteligentes; automação para casas do futuro; infraestrutura para a mobilidade elétrica urbana; aplicação e uso de iluminação pública led e envolvimento da sociedade no processo de transformação e implantação tecnológica. Weules possui graduação em Engenharia de Produção, é Mestrando em Engenharia de Telecomunicações pela UFF e trabalha na Ampla há 15 anos. É Membro do Conselho Brasileiro de Eletricidade - ABNT/COBEI, participa do Projeto Estratégico sobre Smart Grid da Abradee e Aneel e possui capacitação em medição elétrica com uso de medição inteligente na Itália e na Espanha, com participação na implementação do maior projeto de medição eletrônica da América Latina – Ampla Chip.

Às 20h15, Marco Antônio Arancibia Rodrigues – FGV/Sociesc - palestra sobre “Tendências na gestão de obras de construção”, abordando a produtividade no setor da construção civil; a racionalização dos sistemas construtivos; construção enxuta e coordenação de projetos e requisitos de desempenho. Marco Antônio possuigraduação em Engenharia Civil pela PUC – Peru; Mestrado em Engenharia pela UFRGS e Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV, Professor da Católica de Santa Catarina, Professor Visitante da Universidade Peruana de Ciências Aplicadas - UPC e Membro Fundador da Associação Latino Americana de Gestão e Economia na Construção, é também consultor na Área de Gerenciamento de Empreendimentos de Construção Civil em empresas da Região Sul e Sudeste. Foi Supervisor de Projetos da Construtora Camilotti (Joinville/SC) e Supervisor de Obras na empresa GREMCO (Peru).

Para fechar o dia, às 21h, Rodrigo Broering Koerich, da ALTOQI, ministra a palestra “Considerações sobre a concepção de estruturas sustentáveis de concreto armado”. Rodrigo abordará a realidade atual dos projetos nos centros urbanos; os principais desafios para cada perfil de projeto; variáveis que influenciam no projeto estrutural de concreto armado; análise dos principais sistemas estruturais para estabilização horizontal do edifício; técnicas de concepção estrutural visando a otimização dos projetos; uso de softwares no projeto de edifícios e os principais aspectos que influenciam na concepção de estruturas mais econômicas. O palestrante possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestrado em Estruturas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência em projetos estruturais de edifícios, obras de drenagem e saneamento e estruturas especiais em concreto armado. Atualmente é Gerente de Produtos e Serviços da AltoQi Tecnologia em Informática.

O último dia do Cintec (04/10) começa com a palestra “A competitividade do mercado dos materiais da construção civil”, às 19h30, ministrada por Cláudio Elias Conz, Presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção - Anamaco, do Sindicato do Comércio Atacadista de Materiais de Construção do Estado de São Paulo - Sincomaco, do Instituto Brasileiro de Serviços e Terceirização na Construção e na Habitação - IBSTH e do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação – ligado ao Ministério das Cidades (CTECH). É membro do Conselho Curador do FGTS, representando a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e presidente da Câmara da Construção da Fecomércio de São Paulo.

Para encerrar, às 20h25, o jornalista Luiz Carlos Prates fala sobre “O poder do entusiasmo”, destacando como atrair o sucesso através de uma atitude positiva perante a vida; como não desanimar diante das notícias ruins que nos cercam diariamente; e como se destacar apesar das adversidades do dia a dia, transformando dificuldades em desafios que levam pessoas comuns a serem vencedores, tanto na vida profissional quanto no aspecto pessoal. Luiz Carlos Prates é graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -PUC/RS e jornalista profissional há 53 anos.

Além das palestras técnicas, o Cintec conta com minicursos, realizados de 1º a 4 de outubro na Sociesc (Campus Marquês de Olinda), em Joinville/SC.

Cintec Construção Civil, Arquitetura e Urbanismo
Inscrições e informações pelo e-mail cintec@sociesc.org.br ou pelo telefone (47) 3461-0160.