Imobiliária inova em mecanismo para a busca do imóvel em novo site

O mecanismo de busca nos portais imobiliários parece seguir um molde: tipo de imóvel, bairro, preço, número de quartos. O que prevalece são dados e números. O novo site da curitibana Senzala Imóveis (www.senzalaimoveis.com.br), empresa do Grupo Senzala, que acaba de entrar no ar, proporciona uma nova experiência para a procura do imóvel para compra ou locação na capital paranaense ou na Região Metropolitana. A imobiliária fez uma seleção de imóveis baseada nos diferentes momentos de vida do cliente: estudantes, famílias que estão aumentando, pessoas que querem morar sozinhas ou empreender e até mesmo aquelas com orçamento definido, que buscam um imóvel para compra de até R$ 300 mil.


A diretora da imobiliária, Augusta Coutinho Loch, diz que essa alteração nos parâmetros de busca do imóvel representa uma mudança de paradigma, uma nova forma de enxergar o cliente. “Sabemos que localização e preço são importantes balizadores na decisão de compra ou locação de um imóvel. Mas isso é o resultado da análise anterior das necessidade e preferências das pessoas hoje, como por exemplo uma mulher que trabalha fora, tornou-se mãe e precisa morar perto da escola do filho para ficar mais tempo com ele. O raciocínio é muito mais o de integrar o imóvel à rotina do que criar uma rotina a partir do imóvel”, argumenta.

Ela conta ainda que as categorias do site foram selecionadas a partir da análise das demandas mais recorrentes dentro da empresa para a compra ou o aluguel do imóvel. Ainda assim, o modo tradicional de busca por finalidade, tipo de imóvel e cidade foi mantido. “Boa parte dos compradores ainda está acostumada a esse tipo de mecanismo de busca, por isso, mantivemos esse padrão. Mas adicionamos algo novo, apresentando as opções disponíveis no mapa para que o cliente possa visualizar as alternativas possíveis aonde deseja, bem como sinalizando os serviços que existem perto do imóvel”, explica Augusta.

O novo site, desenvolvido pela agência Sagu em parceria com a Likewise, também prioriza a informação ao usuário por meio da criação e compartilhamento de conteúdo, especialmente a autoral, por meio de blog, newsletter e uma FAQ com as perguntas e respostas mais recorrentes feitas por proprietários, inquilinos e compradores. Nesse quesito, Augusta conta que a programação e layout foram adaptados. “Como fizemos um novo site, planejamos a interface para trabalhar de modo responsivo, ou seja, compatível com os tamanhos de tela de outros aparelhos como celular, com uma URL amigável e que possibilite armazenar e executar com rapidez os vídeos dos imóveis que produzimos. Também atualizamos a linguagem usando ícones para a marcação dos tópicos importantes”, ressalta.

A estratégia de comunicação é complementada com a integração junto às mídias sociais, por meio do Facebook, Twitter e Google Plus. O novo site também traz informações sobre a Senzala Corretora de Seguros, empresa responsável pelo seguro de todos os clientes da imobiliária, como seguro fiança, título de capitalização, seguro incêndio entre outros, voltados tanto para a pessoa física, quanto para a pessoa jurídica. “Estamos finalizando o desenvolvimento do nosso aplicativo, para Android e iOS, e nas próximas semanas ele estará disponível para download”, ressalta Augusta.

Fonte: contato@memilia.com