Alguns Insights da Realtors® Conference & Expo Orlando 2016


De 4 a 7 de novembro último, em Orlando, Florida, acompanhei uma delegação com 100 profissionais do setor imobiliário brasileiro, colombiano e venezuelano, que participaram da Realtors® Conference & Expo, evento da National Association of Realtors®, instituição que possui mais de 1,2 milhão de associados.



O evento ocorreu logo após o Investir USA PRO Orlando, organizado pela Taurus Group. Foram dias de muito aprendizado e geração de negócios. Da palestra do General Colin Powell, do congraçamento com profissionais de todo o planeta, das visitas aos expositores e terminando no Realtors® Night Out na Universal Studios (evento exclusivo). Foram cerca de 19 mil visitantes, 400 fornecedores do segmento e mais de 120 palestras. 


General Colin Powell

Educar, inovar, celebrar. Este foi o tema deste ano. 

Entre tantos momentos importantes, tomei a liberdade de elencar algumas ideias interessantes para os visitantes do blog que atuam no segmento. Segue:

(1) Conversei com o CEO John Grove, do RTT Mobile Interpretation, desenvolvedor do Elsa Lite™. O aplicativo foi projetado para ajudar o profissional a se conectar rapidamente com pessoas de todo o mundo, como um intérprete virtual. São 180 linguagens e dialetos. O fato é que a cada dia fica mais fácil a comunicação. 


(2) Segundo a Ruby, 74% dos clientes atendidos são propensos a escolher outra empresa depois de ter uma experiência ruim. No caso dessa empresa, o atendimento telefônico é feito por um profissional virtual. A confiança é construída a partir da primeira interação e reforçada com cada chamada. 


(3) Algo que me chamou a atenção foram os cartões de visitas, os materiais promocionais dos corretores e o posicionamentos nas redes sociais (70% usam alguma ferramenta). De calendários de jogos, passando por receitas e saber de onde veio a indicação do cliente no verso do cartão, os norte-americanos sempre buscam algo diferente. A competição é enorme. Uma das empresas que conversei foi a The Personal Marketing Co, mais especificamente com Lori Cook e Pam Lockey. Também o Sr. Joe Ventrone da NAR falou muito sobre este assunto em uma mesa redonda.


(4) Na sala de imprensa, Ron Sasson, CEO do Skyler 360 nos procurou para mostrar que desenvolveu um software de inteligência artificial para contato com os clientes. Eu e o amigo Rony Menezes do Publicidade Imobiliária em breve traremos mais detalhes do produto, que levaremos para o Brasil. Tudo automatizado, simples, prático. 


Eu, Rony Menezes e Ron Sasson
(5) Informação e conhecimento é primordial. Foram várias apresentações e discussões sobre o assunto. Em um bate-papo com o pessoal do Zillow, por exemplo, vimos que os compradores são jovens (36 anos), do gênero masculino, média de preço dos imóveis na ordem de 87,5 mil dólares e 77% dos compradores são casados. A NAR Research também disponibilizou vários dados aos associados.


Stand Zillow. Foto: Andrea V. Brambila
(6) Segundo a NAR Research, o comprador de imóveis quer profissionais com os seguintes atributos: honestidade, integridade e poder de resposta. 


(7) O futuro presidente da NAR, Sr. Bill Brown, trouxe os pontos críticos a serem trabalhados pela associação na sua gestão. Destaque para temas como o crédito, garantias, investimentos próprios para os corretores e tecnologia da informação.



(8) Steve Bintz, Key Account Manager USA, da Immoviewer, demonstrou que visitas podem ser feitas virtualmente. Chega de gastar combustível e tempo! 


Visão parcial da Expo
A impressão é que quatro dias foi pouco. Ainda estamos processando tanto conhecimento. Participar da REALTORS® Conference & Expo é uma experiência que todo profissional do setor deveria ter. Um agradecimento especial ao amigo Daniel Rosenthal pela oportunidade. Nos vemos em Chicago em 2017.

Mais fotos da NAR e do Investir USA em : goo.gl/NEgfal