Vendas e lançamentos no padrão Super Luxo são destaques no primeiro trimestre de 2022 em BH e Nova Lima

Um exemplo é o Sereno, empreendimento que está sendo construído pela RKM Engenharia, foi lançado recentemente e já conta com 60% das unidades vendidas

Mesmo com a forte elevação da taxa Selic, a comercialização de apartamentos nas cidades de Belo Horizonte e Nova Lima, no padrão Super Luxo (acima de R$ 3 milhões), foi destaque no primeiro trimestre de 2022, com incremento de 2,9% em relação a igual período de 2021. Já os lançamentos desse padrão apresentaram incremento de 24,3%. É o que revela a pesquisa "Desempenho Construção Civil e o Mercado imobiliário de BH e Nova Lima, divulgada pelo Sinduscon-MG. O estudo também apontou um estoque baixo de apartamentos em BH e Nova Lima: se não houver um volume considerável de lançamentos dentro dos próximos quatro meses, faltarão imóveis novos disponíveis para venda.

Acompanhando essa tendência, o Vale do Sereno, em Nova Lima, tem registrado aumento considerável de lançamentos e vendas. O bairro é conhecido por oferecer uma infraestrutura completa de comércio, hospitais, clínicas, supermercados, escolas, gastronomia e entretenimento, uma gama de serviços essenciais ao dia a dia. "Os atrativos da região são inúmeros, o que atrai ainda mais empresas e moradores", destaca o CEO da RKM Engenharia, Ricardo Alfeu.

Ele conta que o empreendimento Sereno, em construção no bairro, é um projeto que ilustra o estilo de vida defendido pela RKM, gerando uma união entre a sofisticação e a qualidade de vida. Com plantas flexíveis, o edifício conta com espaço home office com entrada independente e área específica para delivery, com suporte para desinfecção. Possui duas torres, 84 unidades, 4 coberturas duplex de 390 m², dois apartamentos por andar, de 188 m² cada, hall privativo, apartamentos com fechaduras biométricas, tomadas para carros elétricos e projeto elétrico que evita a poluição eletromagnética nos quartos. "Hoje, com mais de 60% das unidades vendidas teremos em breve, o apartamento decorado para apresentar aos nossos clientes", comenta o CEO da RKM.

Para lazer e recreação, os moradores podem contar com mais de 20 itens, entre eles uma sala de massagem, piscina de raia e infantil, espaço fitness, pet place, espaço gourmet, tênis com churrasqueira, sauna, quadra poliesportiva, playground, varanda gourmet, deck com pit fire, horta e pomar colaborativos. "Atualmente, a área de lazer ficou mais importante do que era antes. Isso se deve à mudança de valores da população mundial, colocando a saúde e o bem-estar como prioridades nestes tempos de COVID", acrescenta Ricardo.

A RKM tem como compromisso a sustentabilidade em todos os seus processos, respeitando o meio ambiente e contribuindo para saúde dos moradores. O Sereno foi inteiramente projetado respeitando as boas práticas de redução dos impactos ambientais e de uso eficiente de materiais e bens naturais. O empreendimento possui aquecimento solar com apoio a gás, caixa acoplada Dual Flux, elevadores com comando inteligente, iluminação natural nas garagens, lâmpadas de LED nas áreas comuns, sensores de presença nos halls de escada e garagens, sistema de reutilização de águas cinzas, tomada para carros elétricos e torneiras com temporizadores nas áreas comuns. Para contribuir com a saúde dos moradores, os quartos possuem janelas tipo guilhotinas que oferecem um blackout no quarto, favorecendo para que o organismo produza uma quantidade maior de melatonina, proporcionando uma melhora na qualidade do sono. As janelas de guilhotina têm também palhetas com espuma de poliuretano dentro, que proporciona uma proteção acústica para os quartos, ajudando ainda mais a qualidade do sono.

O nome 'Sereno' é uma homenagem ao bairro que o abriga, com a premissa de alegrar a alma e sossegar a mente. Ele foi construído sob o cuidado de oferecer a melhor qualidade do ar e da água, levando em consideração a relação do empreendimento com o entorno, além do uso de materiais com baixa emissão de COV – Compostos Orgânico Voláteis. Construído ao lado de uma área institucional de preservação ambiental, garantindo um "pulmão verde" permanente, o empreendimento tem como compromisso o bem-estar dos moradores aliado à sustentabilidade.


Perspectiva Fachada Sereno

Bairro planejado

O Vale do Sereno é um bairro que já nasceu planejado, ao contrário da maioria de outros bairros que cresceram de forma desorganizada. Com isso, as fiações elétricas são subterrâneas e possui a sua própria Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que está sendo ampliada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Os tamanhos dos lotes também foram cuidadosamente calculados. "Eles possuem, em média, 8 mil m², possibilitando que as incorporadoras trabalhem a melhor forma de implementação do prédio, favorecendo as vistas para as montanhas ou para a cidade de BH, que são lindas", comenta Ricardo.

Com o intuito de colaborar com o bom funcionamento do bairro e com a qualidade de vida da população, a RKM utilizará calçadas com pisos intertravados no entorno de seus empreendimentos para conseguir uma permeabilidade maior, diminuindo o escoamento das chuvas pelas ruas. Além disso, implantará bancos com cobertura nas calçadas para o uso de todos os moradores do bairro e cuidará de jardins de alguns canteiros centrais e rotatórias do bairro.

Em relação ao meio ambiente, a RKM busca sempre respeitar a natureza do local e traz em seu DNA uma forte consciência sustentável e ambiental. Em seus empreendimentos já teve a oportunidade de preservar árvores como Pau-brasil, Jambo, Ficus, Jabuticabeiras centenárias e diverso outros tipos de plantas frutíferas. Já doaram 30 mil mudas de árvores, além de utilizarem materiais recicláveis nas obras e realizar a destinação correta dos resíduos gerados por elas.