Projetos Modulares Inovadores

Existe um movimento de crescimento da construção modular e offsite em todo o mundo, conforme temos tratado nos últimos meses aqui no blog. E hoje faço referência a um recente artigo da YANKOO DESIGN que trouxe projetos bem interessantes. Selecionei alguns deles para compartilhar com vocês e que acredito que possam trazer insights para as empresas do setor. 

Seguem:




O empreendedor Mark Dare Schmiedel, hoje CEO da NTG Lofts to Go, há alguns anos se mudou de Berlim para a área rural. Construiu o seu próprio loft e a partir desta experiência de paz e tranquilidade desenvolveu em parceria com arquitetos eslovenos uma casa móvel, que ele deu o nome de Coodo. Schmiedel adquiriu os direitos de design e iniciou a produção das unidades. Projeto alia design, conforto e sustentabilidade.

Alguns pontos importantes:
- estrutura em aço curva, com bordas arrendondadas;
- parede de vidro do piso ao teto;
- fácil instalação;
- utilização integrada de tecnologia ao conceito de smart home;e
- aderência aos padrões da Passive House.





A Dimensions X quer ser a Tesla das casas industrializadas e modulares. Para tanto, o empresário australiano Oscar Martin fez parceria com o arquiteto Peter Stutchbury para criar uma empresa que pudesse facilitar a aquisição de casas totalmente pela internet. Conceito também se baseia na sustentabilidade, como ser energeticamente eficiente e terão menor pegada de carbono.

Pontos importantes:
- tem um configurador online de especificações e preços;
- algum nível de customização do projeto, tais como escolher comprimento e a área da casa, bem como a colocação de portas e janelas, acabamentos e outros elementos que você pode personalizar; e
- pegada de carbono reduzida.




A Koto Design e a Abodo se uniram para fazer casas modulares, aliando o reconhecido design escandinavo com um toque californiano. Existe bom nível de personalização. Paisagismo, deck externo e pacotes de móveis com curadoria também estão disponíveis, criando uma solução de aluguel pronta para uso e sem grandes complicações.

Pontos importantes:
- estilo de vida ao ar livre;
- zero carbono;
- layouts com pisos abertos e arejados;
-  uso de materiais de construção orgânicos.

CABANA NOKKEN



Chamadas de Nokken Cabin, essas cabines pré-fabricadas podem ser adquiridas facilmente por qualquer pessoa. Proposta dos designers que criaram o conceito é expandir o uso para "hotéis paisagísticos", gerando uma experiência luxuosa.

Pontos importantes:
- criado com o objetivo de expansão e foi concebido para ser uma estrutura bastante flexível;
- pode ser usado como acomodação de viagem, espaço de trabalho, elemento de varejo, spa, restaurante ou até mesmo como uma simples casa;
- janela panorâmica em frente à cama oferece vistas surreais da paisagem.
- faltou um espaço aberto ou terraço opcional para apreciar melhor os arredores

CABANAS "DE ROCHA"



São cabines poligonais, projetadas e construídas pelo escritório de arquitetura Hello Wood em colaboração com a TreeHouses. Existe um conceito místico e de mistério nas unidades, que são aconchegantes e tem também um apelo de refúgio romântico.

Pontos importantes:
- integração com a natureza (cabines em formato de rochas); e
- uso para fomentar o turismo;




Casas verdes tem ganho cada vez mais espaço em todo o mundo. Termos como net zero, prefab e padrão passive house são lançados como confete ao descrever a casa dos seus sonhos! Em uma época em que a arquitetura sustentável está prosperando mais do que nunca, o CABN.CO de Jackson Wyatt é um projeto bem interessante.

Pontos Importantes:
- projeto universal;
- eficiência energética;
- smart home

Eles literalmente funcionam como quartos na natureza, com uma impressionante abertura de vidro na parede que permite que a luz solar flua generosamente durante o dia, fazendo com que a cabine pareça bastante aberta e espaçosa. 

As cabines são construídas offsite e possuem fundações sem concreto, portanto, transportá-las de um local para outro é extremamente fácil.




O escritório de arquitetura iHouse, com sede em Montevidéu, constrói casas pré-fabricadas usando os mais recentes métodos de construção a seco. Formado pela união de dois módulos, a Casa ZGZ pode ser construída offsite e instalada em apenas cinco dias.

A fachada em preto aquece o interior de madeira da casa, que é revestido com madeira certificada pelo Forest Stewardship Council.

Você pode conferir mais no post original.