O inverno está chegando, você sabe como preparar a sua casa?

Itens de decoração promovem aconchego, mas vedação, ventilação e aquecimento são chave para a estação mais fria do ano. 


No dia 21 de junho de 2024 começa a estação mais fria do ano. No sul do país as cidades já começam a ter uma prévia da temporada em que o ar gelado faz parte da rotina. Nesta época se inicia a busca por diferentes formas de nos aquecer, com roupas quentes, cobertas e comidas tradicionais para os dias frios. Mas o fato é que grande parte da população quer opções que evitem o desconforto das temperaturas mais geladas, principalmente dentro de casa.

Mantas quentinhas, tons terrosos em móveis e paredes, cortinas mais grossas, iluminação, almofadas e tapetes são algumas formas de trazer aconchego para os lares, mas não podemos esquecer que a estação que se aproxima aumenta os riscos de doenças respiratórias, além de aumentar as chances de mofo e infiltrações nos ambientes.

Por isso, mais do que mudanças decorativas, é preciso garantir uma boa ventilação, lavar cobertas e roupas guardadas desde o inverno passado, higienizar estofados e realizar a manutenção de filtros de ar-condicionado, detalhes que podem agravar as questões respiratórias já em atenção neste período.

"Estas são sugestões práticas, a serem realizadas no início da estação, mas existem cuidados que podemos tomar para garantir um inverno mais tranquilo. Chamados de manutenção preventiva, são precauções que devem ser feitas com antecedência, para avaliar possíveis questões que venham a desenvolver problemas prediais de maior seriedade, como o mofo e infiltrações que podem, se não receberem a devida atenção, causar problemas estruturais", diz a diretora de incorporação da Construtora Equilíbrio, Anna Paula Araujo.

É importante realizar a diminuição da umidade dentro dos ambientes, e uma boa vedação das janelas é decisiva para o período do inverno, que irá impedir a entrada de umidade, garantindo ainda o acesso à luz solar. "Periodicamente, a vedação dos ambientes deve ser avaliada, pois é possível haver ressecamento dos acessórios da caixilharia, o que diminui a eficácia da vedação", explica a diretora de incorporação.

Na Construtora Equilíbrio, localizada em Curitiba, existe um setor dedicado para assistências técnicas que auxilia os clientes nestes aspectos. “Gostamos de dizer que a manutenção preventiva é como levar o carro para fazer uma revisão. É importante avaliar se existem possíveis problemas e corrigi-los antes que se tornem algo maior,” diz Tiago Ghidini, engenheiro especialista e responsável pelo setor de Assistência Técnica da Equilíbrio. A empresa atende aos chamados de seus clientes, avalia a questão a ser resolvida, e orienta o morador à melhor solução para cada problema descrito.

“Temos clientes que compraram conosco há mais de 20 anos, e ainda nos buscam para receberem orientações sobre a manutenção preventiva. Trabalhamos para manter os lares sempre confortáveis e aconchegantes, e isso é parte importante do nosso escopo,” completa Anna Paula Araujo. O uso de esquadrias silenciosas, planejadas de acordo com estudos para cada região da cidade para atenuar os ruídos a fim de proporcionar maior conforto acústico e apoio no isolamento térmico é outro diferencial da empresa, que garante em seus empreendimentos que garante em seus empreendimentos piso aquecido nos banheiros e pontos para toalheiro aquecido que, aliados à manutenção preventiva, auxiliam na diminuição da proliferação de mofo e infiltrações.

Sobre a Equilíbrio
Com 50 anos de história a Equilíbrio se dedica a projetos de vida que contribuam com a sustentabilidade humana. Para isso, trouxe com exclusividade para Curitiba o selo “Ser e Morar”, certificado pelo programa “Mentes Saudáveis, Lares Felizes”, de autoria do psiquiatra, professor e escritor brasileiro, Augusto Cury, e curadoria do futurologista do morar e autor mais lido do mercado imobiliário, Marcus Araujo. Já são mais de 300 mil m² de área construída e mais de 2.300 unidades e 30 edifícios residenciais entregues aos clientes. Entre as mais sólidas e conceituadas marcas paranaenses no mercado da construção civil, a empresa se fundamenta no respeito as pessoas, aos colaboradores e ao meio ambiente, e na qualidade e diferenciais construtivos em cada empreendimento. Conheça mais em: https://www.equilibrio.eng.br