Bairro do Xaxim em Curitiba: grande potencial imobiliário

Xaxim - Foto: Albari Rosa

Descubra alguns dos motivos que fazem a região ser tão atrativo entre investidores de imóveis.

Considerado um dos melhores municípios do Brasil para se viver, a capital do estado do Paraná possui ótima infraestrutura, qualidade de vida e destaca-se pelo seu potencial imobiliário e gastronômico grande e por ser referência em inovação.

Entre os fatores que definem o potencial de uma região e que podem ajudar a identificar os mais valorizados bairros de Curitiba, destacam-se a segurança, a infraestrutura, o acesso a comércios e a qualidade de vida.

E... se há um bairro em especial que contempla de forma exemplar todos esses aspectos, esse bairro é sem dúvida alguma o do Xaxim. Confira a seguir detalhes sobre a região e o porquê possui um potencial imobiliário tão grande a ponto de fazer tantas pessoas estarem à procura de casa no Xaxim hoje em dia.

Histórico do bairro Xaxim
O bairro surgiu de um povoamento que ligava a cidade de Curitiba à cidade de São José dos Pinhais, localizado hoje onde pode ser encontrada a Rua Francisco Derosso. Com a vinda do povo gaúcho e dos imigrantes europeus, as redondezas cresceram de exponencial maneira.

Esse povoamento era formado por caboclos e índios, mas devido à vinda massiva dos imigrantes, especialmente franceses, italianos e menonitas, o povoado diversificou-se e gradativamente aumentou.

As terras na época demarcavam-se com valas plantadas de xaxim e a área do povoamento era diferente da Fazenda Boqueirão através devido a uma porteira na qual também o batedor era feito da planta.

E foi assim, portanto, que o bairro passou a ser conhecido pelo nome de Xaxim até os dias de hoje.

Atual contexto do bairro Xaxim
Atualmente, Xaxim é dotado de uma forte característica no âmbito comercial por causa das suas lojas diversas nas mais conhecidas vias como a David Tows e a Francisco Derosso.

Além dos comércios, o bairro também dispõe de um shopping, o Cidade, que fica perto da Linha Verde (que por sua vez também comporta comércios inúmeros de médio e grande porte).

A região tem também muitos bosques e praças, ficando a região bem perto de três espaços ótimos de lazer em meio à natureza: a Praça Brasílica dos Santos Muniz, o Bosque Reinhard Maack e a Praça Engenheiro Gil Reinaldo Glaser.

Com incidência baixa de criminalidade e uma qualidade ótima de vida, o bairro garante aos seus moradores muita segurança, fator extremamente importante para todos os que querem adquirir casa no Xaxim.

Além disso, várias das propriedades localizadas na área dispõem de ruas bem sinalizadas e seguranças particulares, sendo a segurança realmente uma das razões pelas quais a região possui um potencial tão elevado de valorização.

Atualmente Xaxim conta com aproximadamente sessenta mil moradores espalhados em cerca de vinte mil domicílios, o que representa 3,3% da população de Curitiba em 8,92 km² de área, ocupando 2,06% da cidade.

Apesar de ser majoritariamente de estilo residencial, o Xaxim também pode ser visto como um bom bairro comercial pelo seu número grande de lojas em vias de circulação grande.

Há ainda estabelecimentos comerciais diversos de renome próximos à região como os shoppings centers Total, Palladium e o já citado Cidade.

Com boas áreas de lazer muito visitadas, excelentes escolas localizadas nos centros residenciais e vias que facilitam o tráfego para o centro da cidade e para outros bairros próximos, também não faltam opções de casas para alugar no Xaxim pra você.

É que, em relação à moradia, o bairro tem mesmo uma grande variedade de imóveis dos mais diferentes estilos e valores, o que atende às necessidades de todos os públicos, desde os de classe menos favorecida até os mais abastados.

Locais que vale a pena visitar no Xaxim
Um fator que explica o grande potencial imobiliário do Xaxim são os seus pontos de interesse. Há diversos jardins e praças, proporcionando passeios maravilhosos entre familiares e muitos momentos de descanso e reflexão.

Duas praças muito visitadas e conhecidas pela população de Curitiba são o o Bosque Reinhard Maak e o Parque Náutico do Iguaçu. O Bosque Reinhard Maak, diga-se de passagem, possui ainda a "Trilha da Aventura".

Essa trilha é composta por um trajeto cheio de obstáculos de tronco de eucalipto para o lazer dos pequenos. Um lugar também muito conhecido na região que foi construído em 1967 é a Paróquia São Francisco de Assis.

O Xaxim oferece ainda ótimos bares e restaurantes para um divertimento bom à noite. Um curioso fato sobre a região é que foi o primeiríssimo bairro do Brasil a ter uma lombada eletrônica.

Essa lombada ficava em frente à escola Municipal Francisco Derosso, e foi colocada no lugar com o objetivo primordial de evitar acidentes perto do ambiente onde os estudantes frequentavam as aulas.

Apesar de isso ter ocorrido em 1992, o equipamento continua funcionando perfeitamente. É muito válido mencionar, ainda, que existem pouquíssimas ocorrências de trânsito por lá hoje em dia.

No Xaxim você terá um dia a dia repleto de afazeres!

O Xaxim pode não ter um centro comercial de renome, mas possui uma veia grande voltada ao setor econômico e oferece meios eficazes de acesso ao centro da capital parananense e a bairros com um número maior de empresas grandes.

Isso faz com que casas para alugar no Xaxim sejam procuradas não só por quem gosta dos atrativos da região, mas também por quem trabalha em alguma dessas várias empresas próximas que ficam nas redondezas.

Para essas pessoas, a mobilidade e o transporte para os seus empregos são facilitados, o que gera maior comodidade e menos estresse para os que usam o transporte coletivo (devido à circulação boa de ônibus) e para os que têm veículo próprio, devido às vias de muito bom acesso na região.

A educação também aumenta o potencial imobiliário da área, que tem muitas escolas, sendo grande parte conhecida e de excelente ensino - destacando-se que a maioria é escola pública.

Outro fator que vale a pena destacar é que esses colégios localizam-se perto das áreas residenciais, resultando em uma facilidade maior e em um conforto maior também na mobilidade dos alunos e de suas famílias até os estabelecimentos educativos.

Por favor, siga-nos nas redes sociais se gostou do artigo para conferir mais informações!