Pular para o conteúdo principal

Abadia de Goiás vive novo boom populacional

Taxa de crescimento estimada pelo IBGE em 2025 chega a quase quatro vezes à da região metropolitana. Proximidade com Goiânia, novos acessos à capital, infraestrutura e qualidade de vida têm chamado atenção de novos moradores e comerciantes

Em qualquer cidade de aproximadamente 20 mil habitantes, uma família recém-chegada ou a abertura de um novo comércio chama a atenção dos moradores. Essa tem sido uma cena trivial em Abadia de Goiás, cidade da região metropolitana de Goiânia.

A cidade já carrega o pódio da que mais cresceu em domicílios no País segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - quase 200% entre 2010 e 2022. E, segundo seu recente Estimativas da População, Abadia de Goiás continua crescendo acima da média da região metropolitana e do Estado de Goiás.

Em 2025, a população já passa dos 22 mil moradores, ou seja, a cidade está ganhando uma média de mil moradores ao ano. O crescimento populacional estimado é de 4,02%, quatro vezes maior do que a taxa de crescimento do estado (1%) e da região metropolitana (1,07%).

Especialmente entre o centro histórico do município e a divisa com Aparecida de Goiânia - galpões, casas e estabelecimentos comerciais começam a ganhar forma e ditam o ritmo dos sonhos de quem aposta em um novo lugar para se viver regado à qualidade de vida.

Não é para menos. Com infraestrutura completa e um futuro parque, maior que o Vaca Brava na capital, o bairro planejado Reserva do Bosque, tem atraído famílias que buscam realizar não só o sonho da casa própria, mas também qualidade de vida.

O senhor José Lico Salviano Mendonça é um experiente empresário do ramo de materiais de construção, com quase 40 anos de trajetória, e percebeu esse movimento. Motivado pela expectativa de que a região se desenvolveria muito e, consequentemente, a demanda por material de construção aumentaria. Decidiu, então, vender a loja que tinha no centro de Abadia e transferir o negócio para o novo local, onde inclusive ampliou a loja, que agora é maior do que a anterior.

"A infraestrutura do setor é muito boa, o acesso é excelente, e tudo isso fez com que eu também trouxesse minha família para cá. Hoje moro em um sobrado que construí no mesmo terreno da loja, e as vendas têm superado as expectativas”, conta.

O motorista Sérgio Murathia foi um dos primeiros compradores do Reserva do Bosque. Há cinco anos, ao adquirir um dos lotes do bairro, o motorista começou a tornar realidade o sonho que sempre teve de trabalhar e morar no mesmo lugar.

O primeiro investimento foi em um galpão de reciclagem. O próximo passo será a construção da tão desejada casa própria. “A partir do ano que vem quero começar a trabalhar por conta própria e ir juntando dinheiro para levantar a casa que minha esposa e eu tanto sonhamos. A proximidade com Goiânia e a grande estrutura que o bairro já possui aliado à tranquilidade do lugar nos motivou a querer realizar nosso desejo ali”, completa.

O bairro também tem atraído investidores e já sediou a construção e vendas de mais de centenas de casas por construtoras que enxergaram na região uma oportunidade única. A confiança no projeto fez com que a BIG Construtora, com 18 anos de mercado, escolhesse o Reserva do Bosque para lançar o projeto Casas do Bosque. "A qualidade da infraestrutura do loteamento foi o que mais me chamou a atenção. A localização estratégica permite atrair um público das duas maiores cidades do estado", explica Francisco Guilherme de Souza Gomes, engenheiro civil e proprietário da construtora. A primeira etapa de 40 casas feita pela empresa já foi entregue e a segunda, com mais 40 unidades, está em construção para entrega em 2026, sendo que praticamente todas já foram vendidas.

João Henrique Fernandes Emídio, dono da Prime Casas, empresa especializada na construção de residências em Guapó, decidiu trazer suas operações para Abadia. "Abadia é mais próxima de Goiânia e 90% do público que quer realizar o sonho da casa própria procura adquirir um imóvel em lugar onde o preço é mais acessível e as facilidades de financiamento são melhores, como aqui, onde consigo oferecer um produto de qualidade e preço justo", afirma. Suas casas, de 85 m², e com um padrão construtivo elaborado, tiveram aceitação imediata, com todas as 16 unidades já vendidas.

A espinha dorsal dessa transformação é uma avenida de quatro quilômetros, asfaltada pela empresa Localiza Urbanismo, que liga as zonas central e sul da cidade e cria uma conexão urbana inédita entre as rodovias GO-040 e GO-060. "Em 15 minutos, os moradores de Abadia chegam ao Eldorado Park, em Goiânia. Antes, esse trajeto era muito mais longo", comenta Danilo Tavares, diretor da Localiza Urbanismo. A via permitiu a implantação de novas linhas de ônibus, integrando a cidade à malha de transporte metropolitano.

Célio do Rosário Rocha é um comerciante que já possuía uma fábrica de sacolas plásticas em Guarulhos, São Paulo. Há nove anos, ele se mudou para Abadia de Goiás, onde, nos últimos anos, decidiu expandir seus negócios montando uma segunda fábrica no bairro Reserva do Bosque. “Aqui foi onde vi oportunidade não só de empreender, mas também de investir. Dos três lotes que comprei, um já tem casa alugada, no outro eu moro e vou montar a fábrica, e no terceiro será uma casa que vai ficar pronta em breve para eu vender ou alugar. E a procura é grande!”, enfatiza o empreendedor.

Sobre o bairro
Aprovado em 2018, o Reserva do Bosque tem capacidade para receber 3.650 famílias e já está em sua última etapa de comercialização. As obras do bairro incluíram o asfalto que uniu as zonas central e sul de Abadia de Goiás: antes este trajeto era feito apenas por estrada de terra. Com isso, além de facilitar o deslocamento diário dentro da cidade, foi possível que a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) implantasse uma linha de ônibus entre o centro da cidade e o Terminal Maranata, em Aparecida de Goiânia. O trajeto passou a ser mais curto, sem precisar dar a volta pela GO 060. Além disso, há também a linha de ônibus que liga o bairro ao Parque Oeste Industrial, em Goiânia.

Na última etapa do bairro planejado, a ser lançada dia 4 de outubro, serão 350 lotes, no entorno do parque, cuja infra-estrutura já está pronta. O grande chamariz do bairro, no entanto, é o Parque do Lago. Com 88 mil m², a área de lazer é um legado para a cidade e já atrai moradores mesmo com apenas 30% das obras executadas. A previsão é que esteja totalmente pronto no final de 2025, com lago, anfiteatro, quadras, ciclovia e academia ao ar livre.

magem aérea do bairro planejado Reserva do Bosque
Acervo Localiza Urbanismo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Esclarecimento da CAIXA (necessidade de pavimentação para Programa Minha Casa, Minha Vida)

Os pedidos de financiamento em nome de pessoas físicas, cujas propostas já estavam aprovadas até 11.02.2011 terão tramitação normal A Caixa Econômica Federal esclarece que, para os casos de projetos habitacionais cuja produção é financiada pela CAIXA, a exigência de que o empreendimento esteja localizado na malha urbana, seja dotado de vias de acesso pavimentadas e de soluções para abastecimento de água, energia elétrica, esgoto pluvial e sanitário já prevalecia desde o lançamento do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Portanto, para esses, não houve alterações, inclusive no segmento de 0 a 3 salários mínimos (SM) com recursos do Orçamento Geral da União. Portanto, esta regra não terá nenhum impacto nos financiamentos de produção de empreendimentos no âmbito do PMCMV, tanto para o segmento de 0 a 3 SM quanto no segmento de 3 a 10 SM, pois para estes referida regra já está em vigor desde o lançamento do programa. Quanto à nova exigência, em vigor desde o dia 14, ...

Promoção de Primeiro Aniversário do Blog

O blog Acontece na Construção completa neste mês de março o primeiro ano de existência. Foram postados 170 artigos, notícias e vídeos, muitos deles polêmicos, outros curiosos e com inúmeros comentários e sugestões. Tratamos de temas como mercado, inovações empresariais, negócios, marketing digital, mídias sociais e sustentabilidade. Mas, sempre tendo como foco o setor construtivo. Nossa proposta neste canal de relacionamento é ter autenticidade, inserir opiniões e trazer temas da atualidade para discussão.  Compartilho este momento de alegria do primeiro aniversário e quero comemorar com todos. Porém, nesta data quem serão presenteados são vocês, que poderão ganhar uma vaquinha de pelúcia, símbolo da campanha que contribui para a obra social do Lar Escola Dr. Leocádio José Correia, em Curitiba - a Campanha da Vaquinha .  Paulo Goulart - divulgação Letícia Sabatela - divulgação Vaquinhas de pelúcia J. QUEST - divulgação Como particip...

Já Pensou em Morar em um Contêiner?

O contêiner, conhecido pelo uso em obras e transporte de cargas, possui várias outras aplicações, algumas extremamente inusitadas e desconhecidas do grande público. Vejam estas ideias de usos em design, engenharia e arquitetura! Fora do país o uso dos contêineres é muito comum e aqui aos poucos ganha espaço.  A proposta é utilizada no exterior, principalmente em países com tradição portuária e ajuda a solucionar problemas de sustentabilidade  e de moradia. Projeto Diferenciado No Brasil, tem sido utilizado como habitação provisória e instalações em canteiros, principalmente. Mas, dia-a-dia abre-se espaço para o uso criativo na arquitetura.  Design criativo Casa-contêiner Existem até brinquedos contêiner, como a da M112 PODHOUSE. Nas mostras Casa Cor já existem edificações utilizando contêineres.  Em Florianópolis, a   arquiteta Lívia Ferraro e seu sócio Lair Schweig, no ano passado criaram  uma casa feita a partir...